Vida saudável: vamos fazer a nossa parte também

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: março 8, 2019

Vida saudável: vamos fazer a nossa parte também

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição é um conjunto de políticas públicas que propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Isso se dá por meio de práticas alimentares adequadas e saudáveis. Diante desse cenário, você está ciente da sua responsabilidade individual?

Uma das diretrizes da PNAN busca a promoção da alimentação adequada e saudável. É esse ponto que achamos importante tocar no texto, pois essa promoção também deve ser feita por nós mesmos. Como indivíduos, cada um de nós tem a sua parcela de responsabilidade para contribuir com uma sociedade mais saudável.

Primeiro, vale lembrar o significado de ser saudável. Não é somente ingerir alimentos nutritivos e fazer exercícios, pois ser saudável é ter uma qualidade de vida plena, e isso envolve muitos fatores.

5 fatores que podem promover a sua saúde

1. Cidade limpa

Na maior parte do tempo esse fator passa despercebido, mas é importante lembrar que uma cidade saudável impacta diretamente em nossa qualidade de vida. Cuidar dela é um dever de todos.

 

2. Alimentação como prevenção

Por vezes, esquecemos do quanto a natureza é rica nos detalhes. Muitos alimentos naturais podem contribuir na prevenção  ou controle de uma série de doenças, desde simples resfriados a problemas mais sérios como ansiedade ou depressão.

 

3. Refeições em ambientes favoráveis

Precisamos tentar parar de comer com pressa, ou comer enquanto trabalhamos, ou ainda de pé de olho no relógio. As refeições devem ser momentos de prazer, com ambientes saudáveis e que proporcionem sensação de bem estar. Uma companhia também é muito bem vinda, pois conversar e trocar ideias ajuda a focar nossos pensamentos em coisas boas.

 

4. Evite o desperdício de alimentos

Por dois motivos. Primeiro, porque o Brasil está entre os dez países do mundo que mais desperdiça alimentos. São toneladas jogadas fora todo ano, e isso afeta tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Segundo, porque muitas partes que costumamos jogar fora possuem grandes valores nutritivos e fazem bem à saúde, como folha de beterraba, casca de abacaxi e semente de melão.

 

5. Evite alimentos com agrotóxicos

Acreditamos que esse seja passo inicial para ter uma alimentação saudável. Tudo começa com a pergunta: de onde vem o alimento que você consome? Os agrotóxicos são venenos tanto para as pragas na plantação quanto para nós mesmos. A alternativa é optar por alimentos orgânicos como promoção da saúde, pois eles oferecem o que há de melhor em nutrientes.

 

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição possui suas diretrizes e trabalha com foco em garantir o direito à alimentação e saúde de todos. Aqui, o nosso alerta é que cada um de nós também deve fazer a sua parte. Levar em conta esses cinco fatores que elencamos já é um excelente começo!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *