Imunidade: 10 alimentos para se prevenir de doenças

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: maio 14, 2019

Imunidade: 10 alimentos para se prevenir de doenças

 Antes de adoecer e recorrer aos remédios, você pode começar hoje mesmo uma alimentação preventiva para aumentar a sua imunidade. Não há cura para problemas como gripe, rinite, sinusite, bronquite e demais doenças respiratórias que são comuns na maioria das pessoas. O que há é a prevenção, e é justamente isso o que vamos propor com esse texto.

Buscar em uma alimentação balanceada a prevenção para essas doenças, reforçando a imunidade do corpo e nos preparando para qualquer situação

Alimentos para aumentar a imunidade

 

  • Antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes combatem os radicais livres e aceleram a cicatrização do organismo. Ex: aveia, azeite de oliva, melão, peixes.

 

  • Frutas cítricas

Quem nunca se preocupou em ingerir bastante vitamina C para se curar da gripe? Na verdade, para que se curar quando dá para prevenir? A vitamina C ajuda a aumentar a resistência do organismo. É encontrada na laranja, acerola, pimentão verde e vermelho, tomate, morango, kiwi, goiaba.

 

  • Cebola

Ela contém a substância queratina, que ajuda a reduzir as chances de contrair gripe e alergias respiratórias ao fortalecer o sistema imunológico. Essa substância também pode ser encontrada na uva vermelha, limão, pimentão amarelo, alcaparras e brócolis.

 

  • Alho

Pelo menos uma vez na vida você tomou ou indicaram um chá de alho em tempos de gripe. Isso ocorre porque o alho contém as vitaminas A, C e E, o que o torna eficaz na redução de muco nos pulmões e no combate à tosse e bronquite.

 

  • Oleaginosas

Dica especialmente dedicada aos idosos. Alimentos como nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais são ricos em zinco e vitamina E. Ambas as substâncias ajudam a aumentar a atividade imunológica, que na terceira idade sofre uma diminuição.

 

  • Pimenta

Para quem gosta de queimar um pouco a boca, a pimenta é também recomendada no combate às doenças do inverno. Ela possui vitamina A, uma importante substância que ajuda a proteger o organismo de infecções.

 

  • Iogurte

Os probióticos são bactérias benéficas para a flora intestinal. Elas combatem as bactérias ruins e auxiliam o organismo a absorver melhor as vitaminas contidas nos alimentos. Por isso, consumir iogurte com frequência é um grande ganho para a saúde.

 

  • Vegetais verdes escuros

Brócolis, couve e espinafre são alimentos ricos em ácido fólico. Essa substância ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo.

 

  • Salmão

Sem dúvidas um velho aliado de muitas listas e receitas de boa alimentação. Isso porque ele contém uma arma poderosa e essencial para o organismo: ômega 3. Essa gordura é capaz de regular as células imunológicas e proteger o corpo de infecções respiratórias. Também é possível optar por sardinha ou atum, se preferir.

 

  • Hidratação

Extremamente importante. De nada adianta ter uma boa alimentação se você não mantiver o corpo sempre hidratado. Uma boa hidratação contribui para o fortalecimento da imunidade e também ajuda a eliminar toxinas. Recorra a água e chás com mel.

É importante lembrar que a boa alimentação serve como prevenção, não como cura. Mesmo que você siga todos essas sugestões, é sempre importante ter o acompanhamento de um médico para auxiliar na saúde do corpo.

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