8 doenças causadas pela má alimentação

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Vida Saudável Tag: , , , , , , , Comentários: 0 Data de postagem: julho 15, 2019

8 doenças causadas pela má alimentação

A falta de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo pode acarretar em uma série de doenças graves

Se você buscar nossos textos anteriores, irá notar que seguidamente tocamos no assunto “má alimentação”. Diante disso, precisamos nos fazer duas importantes perguntas: afinal, o que é má alimentação? E quais são os males que ela pode causar ao nosso corpo? Vamos responder a essas duas questões.

Má alimentação não está diretamente ligada à quantidade de comida que ingerimos, embora tanto o excesso quanto a escassez sem dúvida vão nos fazer mal. A má alimentação ocorre quando consumimos alimentos de baixo valor nutricional com muita frequência. São eles: frituras, ultraprocessados, embutidos, artificiais, com muito açúcar ou gordurosos demais. Essa falta de nutrientes essenciais ao organismo pode resultar em uma série de doenças, como:

 

Obesidade

Se não for por fator genético, pode ser causada pelo excesso de gordura, açúcares e proteína. A obesidade leva a outras doenças sérias como câncer, problemas cardiovasculares e renais, diabetes do tipo II, entre outros. 

 

Dislipidemia

É um distúrbio que pode resultar em doenças cardiovasculares. Uma das causas pode ser a obesidade e o diabetes, ambos também ligados à alimentação. Nesse caso, é preciso reduzir a ingestão de carboidratos simples, gordura saturada e gordura trans.

 

Colesterol elevado

O aumento do colesterol pode resultar no entupimento das veias e artérias. Como consequência, a pessoal fica mais propensa a infartos e derrames. No quesito alimentação, recorra alimentos ricos em fibras e vegetais. 

 

Hipertensão

Também conhecida como pressão alta. Pode derivar da obesidade, do colesterol alto e do excesso de sal nos alimentos.

 

Gastrite

Na maioria das vezes é causada justamente pela má alimentação. A gastrite nada mais é do que a inflamação do revestimento interno do estômago, também conhecido como mucosa. Essa inflamação é causada pelo excesso de temperos, gorduras, frituras e alimentos industrializados. Você pode conferir aqui alimentos que aliviam os sintomas da gastrite.

 

Anemia nutricional

Pode ser causada por muitos fatores. Um deles é o consumo insuficiente de ferro e ácido fólico. Essa insuficiência também pode estar ligada ao excesso de açúcares, gorduras e alimentos refinados.

 

Desnutrição

Uma alimentação com baixos níveis de calorias e nutrientes pode levar à desnutrição. Esses elementos são de suma importância para o bom desenvolvimento do nosso corpo.

 

Doenças degenerativas

O excesso de gorduras saturadas, colesterol e calorias podem causar a degeneração de diversas partes do organismo, como vasos sanguíneos, ossos, visão, cérebro e tecidos.

 

Todas essas são doenças diferentes, mas que podem ser causadas pelo mesmo fator: a má alimentação. Por isso, é muito importante termos a consciência de tudo aquilo que ingerimos diariamente, sempre evitando o excesso de alimentos gordurosos. A boa alimentação não nos impede de comer aquela pizza saborosa no final de semana. Na verdade, podemos comer um pouco de tudo, desde que moderadamente.

Na dúvida, consulte sempre um médico especialista para ajudá-lo. De resto, que tenhamos força de vontade e conquistemos uma alimentação saudável aos poucos. O nosso corpo sem dúvidas vai agradecer!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *