9 dicas para emagrecer com exercícios físicos

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Uncategorized, Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: outubro 1, 2019

9 dicas para emagrecer com exercícios físicos

Conversamos com um personal trainer para saber dos cuidados necessários para perder peso de maneira segura

Qual o melhor exercício para emagrecer? Você já deve ter se perguntado ou pesquisado sobre isso. Buscamos as respostas em uma conversa com o personal trainer Jade Ferreira. Ele nos deu informações e dicas valiosas para que você possa emagrecer de maneira correta e segura, sem prejudicar a sua saúde.

1. Qual a importância de um acompanhamento profissional?

O acompanhamento é essencial para ter um melhor resultado com o menor esforço e em menor tempo. O profissional de Educação Física é a pessoa indicada para dizer a melhor maneira de conseguir um emagrecimento saudável, pois muitas pessoas possuem patologias, como problemas de coluna, joelhos e outros, e precisam ter uma orientação de como conseguir o resultado contornando essas limitações.

2. O que é importante nos exercícios para emagrecer?

Existem vários caminhos para se conseguir um emagrecimento. O emagrecimento que muitas vezes as pessoas buscam é uma diminuição do percentual de gordura no corpo. A rota que será feita para se ter o resultado da diminuição de massa gorda pode variar muito e vai depender dos resultados que a pessoa busca. A pessoa pode simplesmente querer manter o peso e apenas diminuir a massa gorda, pode querer aumentar massa muscular e diminuir gordura. E esse objetivo, juntamente com o biotipo da pessoa, é que vai sinalizar ao profissional de educação física qual o melhor caminho a ser traçado.

3. Qual o primeiro passo para quem quer emagrecer e busca uma academia?

O primeiro passo é buscar uma consulta médica para ver se não possui alguma patologia que impeça a realização de exercícios físicos, depois buscar alguma atividade que sinta prazer ou que simpatize mais. Quando a pessoa busca uma atividade que não gosta as chances de desistir são muito grandes. Uma dica é começar com uma frequência mais baixa, por exemplo, duas vezes na semana. Assim o corpo vai ter um bom período para a adaptação e a pessoa vai ter a adaptação psicológica também de se organizar em horários e hábitos para a nova prática física.

4. Em um plano de exercícios para emagrecer, é indicado trabalhar o corpo todos os dias ou alguns dias da semana?

Estamos em um mundo onde o tempo é cada vez mais valioso, então, cabe ao profissional de educação física adaptar o plano de treino de acordo com o tempo disponível e a capacidade do aluno. Quanto mais tempo for dedicado ao exercício físico, melhores e mais rápidos serão os resultados, podendo ter treinos todos os dias, sem problemas.

5. Que males um exercício mal feito pode causar ao corpo e à saúde?

O exercício mal orientado pode acarretar em vários danos físicos. Desde pequenos estiramentos musculares até lesões graves de joelho e coluna. O exercício mal feito não vai ter o mesmo resultado e é prejudicial à saúde. O grande problema é que quando a pessoa se dá por conta de que estava fazendo algo errado a lesão já está presente.

6. Quais os exercícios mais indicados para emagrecer?

Hoje temos uma variedade muito grande de métodos e exercícios que atendem às mais diferentes demandas. Pode-se conseguir um resultado de emagrecimento excelente apenas com a musculação, assim como em um treino muito aeróbico em uma esteira, por exemplo. Pode ser feito inclusive um misto de aeróbico e musculação no mesmo treino.

7. Na tua experiência como personal, quais os exercícios mais procurados pelas pessoas?

Hoje a musculação é muito procurada, academias de funcionais e o crossfit, que está em alta também. Cada um com suas metodologias e peculiaridades.

8. qual a maior dificuldade das pessoas quando tentam emagrecer?

O início, quando a pessoa precisa abrir mão de uma parte da sua rotina para se dedicar ao exercício físico e precisa regrar a alimentação. A alimentação é a grande vilã de quem está treinando para buscar um resultado. De nada adianta eu ter um ótimo treino com o melhor educador físico se a minha alimentação está completamente sem orientação. É necessária uma busca em conjunto de um nutricionista para somar ao treino um melhor resultado.

9. Alguma dica para quem quer emagrecer fazendo exercícios?

Procurar emagrecer porque você quer uma vida saudável. O corpo magro ou atlético deve ser uma consequência e não um objetivo. Tendo uma alimentação saudável, boas horas de sono e praticando exercícios físicos o corpo sonhado vem como consequência.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *