Erva-mate: 5 benefícios comprovados pela ciência

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Vida Saudável Tag: , , Comentários: One Comment Data de postagem: novembro 12, 2019

Erva-mate: 5 benefícios comprovados pela ciência

Da tradição ao bem estar, o chimarrão pode trazer muitos benefícios à nossa saúde

Não há discussão sobre o chimarrão ser a bebida típica do gaúcho. Dificilmente se encontra uma casa que não tenha um pacote de erva-mate na dispensa, pois é uma cultura enraizada que passa de geração em geração e faz parte do cotidiano das pessoas, faça chuva ou faça sol. E se essa tradição ao mesmo tempo fizesse bem ao nosso corpo?

É o que estudos já comprovaram: a erva-mate traz benefícios à nossa saúde. Não somente ela, mas o chimarrão em si, uma vez que é possível misturar outras substâncias igualmente benéficas na mesma bebida. Para você que já possui o hábito poder conhecer e também para estimular as pessoas que ainda não têm o costume, vamos conferir alguns desses benefícios?

Benefícios da erva-mate

Estimulante

Por conter cafeína, acaba sendo um estimulante natural, reduzindo a fadiga e dando mais ânimo. Ajuda a otimizar atividades físicas e mentais.

Metabolismo

Auxilia na perda de peso, pois a erva-mate acelera o metabolismo. Com isso, ocorre queima de gordura. Além disso, diminui a compulsão por comida.

Antioxidantes

Ela possui mais antioxidantes que o famoso chá verde. Isso estimula a limpeza do organismo, ajuda na diminuição de inflamações e no processo de envelhecimento.

Colesterol

Ajuda no controle, diminuindo o mau colesterol (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Além disso, também faz diferença nas taxas de glicose no sangue.

Diurética

Toda substância diurética tem como característica auxiliar no bom funcionamento dos rins. Graças a isso, a erva-mate pode aumentar a eliminação de fluídos e consequentemente de sódio. Isso também acarreta na diminuição de líquido nos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial.

 

Nova tendência

É bastante comum adicionar chás e outras plantas com a erva-mate na hora de fazer um chimarrão. Mais do que um sabor diferente, as pessoas buscam com isso os benefícios desses outros ingredientes. E o mercado já está atento a isso.

Roberto Vieira é criador da marca Saúde na Cuia, uma linha de ervas-mate inteiramente voltada para a saúde. O seu carro-chefe é um composto com Carqueja, Canela, Gengibre, Anis estrelado e Hibisco. Esse composto é funcional, termogênico, diurético e natural.

No seu conhecimento de mercado, ele notou uma crescente mudança no hábito das pessoas, que começam aos poucos a deixar de lado o pensamento tradicionalista por uma maior preocupação com a saúde. “Generalizando, as indústrias de erva-mate trabalham o tradicionalismo, a forma como a gente consome o chimarrão. Um amigo meu, exportador de erva-mate há vinte anos, uma vez me disse que a última forma que um gringo imagina consumir erva-mate é no chimarrão, pois tem toda a questão de montar, o ritual, a temperatura. Então, ele desenvolveu a sua própria linha voltada para culinária”.

Juntando isso a relatos de clientes, Roberto soube identificar a mudança. “Me chamou a atenção que realmente a mídia trabalha o conteúdo muito voltado para o tradicionalismo, e nunca para as propriedades benéficas da erva-mate. Então, está tendo uma tendência no mercado das pessoas se preocuparem mais com a qualidade de vida, saúde e longevidade. Ou seja, é uma brecha para o desenvolvimento dessas linhas diferenciadas de erva-mate”, conclui.

Compartilhe esta postagem

Comment (1)

  • Sabor Caseiro
    Ines Resposta

    Roberto Vieira,onde se encontra o chá?

    novembro 26, 2019 em 12:52 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *