Conheça os benefícios da gordura insaturada

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Vida Saudável Tag: , , Comentários: 0 Data de postagem: dezembro 10, 2019

Conheça os benefícios da gordura insaturada

E por falar em gordura, que tal pegar leve nas ceias de final de ano? Separamos algumas dicas que vão te ajudar!

Antes de temer a gordura, você precisa entender que existem basicamente três tipos dela: saturadas, insaturadas e trans. Duas delas você deve ingerir com moderação ou até mesmo evitar, enquanto a outra pode fazer bem à saúde, reduzir os níveis de colesterol e os riscos de doenças cardíacas.

Estamos falando da gordura insaturada, que é formada por ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados. Mas isso são nomenclaturas técnicas, pois o importante mesmo é conhecer o benefício dessa gordura e principalmente onde encontrá-la.

Benefícios

Colaboram com o aumento do colesterol bom (HDL)

Prevenção de doenças cardíacas e metabólicas

Não faz mal para o coração

Não se acumula na região abdominal

Desobstrução dos vasos sanguíneos

Redução das chances de infarto

Previne hipertensão arterial

Agora que sabemos alguns benefícios da gordura insaturada, vamos ver em quais alimentos podemos encontrá-la para inserir em nossa rotina alimentar.

Azeite de oliva

Possui os ácidos graxos monoinsaturados que citamos anteriormente, e isso confere ao azeite de oliva um alto valor nutricional. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes que reduzem as chances de doenças cardiovasculares. Dica: priorize o azeite extra-virgem prensado a frio naquelas embalagens escuras de vidro, pois são os mais puros.

Castanhas

Pesquisas indicam que a castanha ajuda na prevenção de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e diminui os riscos de doenças cardíacas. Aposte  também em amêndoas, nozes e pistache.

Peixes

Peixes como sardinha, salmão e atum são ricos em ômega 3. Quem costuma ler sobre saúde, já deve ter visto bastante sobre essa substância que ajuda a evitar AVC e infarto, reduz os níveis de gordura ruim no sangue, melhora a capacidade de aprendizagem, fortalece o sistema imunológico, entre outros.

Chocolate amargo

Uma coisa é certa: quanto mais cacau tiver no chocolate, menor será a quantidade de açúcar. O chocolate amargo age no aumento do metabolismo, protege contra o infarto, reduz o apetite fora de hora, controla a pressão, estabiliza a glicose no sangue, entre outros.

É sempre importante deixar claro que tudo em quantidade exagerada pode fazer mal. Mesmo que a gordura insaturada seja benéfica para a nossa saúde, é preciso ingeri-la de forma moderada. Não esqueça disso, está bem?

Ceias de final de ano

Aproveitando que estamos falando de gordura e saúde, e que as festas de final de ano estão chegando, que tal umas dicas para não exagerar nas ceias? A gente entende que a fartura e o tanto de opções são convites tentadores, mas tenha a certeza de que você se sentirá muito melhor se seguir alguns desses passos:

1.Não chegue na hora de ceia com muita fome. A tendência é que você acabe comendo muito mais do que realmente precisa, e o nosso cérebro precisa de um tempinho para nos avisar que já estamos saciados;

2. Converse! Provavelmente, você estará rodeado de amigos e familiares, então, aproveite para falar bastante. Isso dará justamente o tempo que o cérebro precisa para processar o que você está comendo, além de fazer com que você mastigue melhor os alimentos;

3. Aproveite para comer algumas frutas, mesmo que somente alguns pedaços. Além de nutritivas, vão ajudar a refrescar e dar uma sensação de leveza após a ceia.

4. Pegue leve na bebida. Se você gosta de beber, é claro que vai querer socializar. Mas não esqueça de que as bebidas alcoólicas são bem calóricas.

5. Sirva em pequenas quantidades, por mais saborosa que esteja a comida. Afinal, é melhor um pouco de tudo do que comer muito e ficar com aquela sensação pesada, não acha?

 

E aí, o que achou das nossas dicas? Preparado para inserir a gordura insaturada na sua rotina alimentar e também para pegar leve nas ceias de final de ano? Se você tiver mais alguma dica, deixa nos comentários!

 

 

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