Como cuidar da saúde mental durante a quarentena

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: maio 5, 2020

Como cuidar da saúde mental durante a quarentena

Permanecer em casa ainda é a melhor solução para combatermos a COVID-19 (novo Coronavírus). No entanto, o isolamento social a longo prazo também pode ser prejudicial para a saúde de diversas formas, entre elas a saúde metal. A falta de convivência com as pessoas do nosso meio e as mudanças na rotina, aliadas à insegurança, podem servir de gatilhos para problemas sérios de ansiedade, síndrome do pânico, insônia ou até mesmo depressão.

Levando esse cenário em conta, nós da Sabor Caseiro listamos alguns alimentos e hábitos que podem auxiliar em uma condição mental e psicológica mais saudável:

Frutas

Banana, Melancia, abacate, mamão, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. Pois elas são fontes de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor encarregado pela regulação do sono e do humor.

Carnes e peixes

Nestas proteínas também há triptofano e os peixes gordurosos, como salmão, sardinha, atum, tem gorduras essenciais, como o ômega 3, que o corpo não consegue produzir sozinho e protegem a estrutura da membrana celular e os neurônios.

Castanhas e nozes

São ricas em selênio, importante mineral para prevenção e tratamento de depressão e na redução do estresse, além de vitamina E, ácido alfalinolênico e ácido elágico.

Chocolate 70% de cacau

Esse tipo de chocolate estimula a liberação de serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e melhoram a disposição e o humor.

Atividade para o corpo e mente

Atividades que te deixem relaxados como meditação, yoga e alongamentos são alguns exemplos para deixar o corpo calmo e a mente tranquila.

Noticiários

É importante ficar informado neste momento que estamos passando, mas com muita moderação. É necessário ter equilíbrio e não deixar o excesso de informação causar estresse e ansiedade.

Procure ajuda

O distanciamento social pode ser amenizado por encontros online com amigos e familiares. E também, a maioria dos psicólogos estão com consultas online. Há diversos aplicativos que facilitam as chamadas por vídeos.

 

Essas são algumas recomendações para a manutenção de uma vida saudável neste período pelo qual passamos.

E você, tem mais alguma dica ou sugestão? Compartilhe conosco nos comentários. 😉

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