Receita nutritiva para uma boa saúde mental

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Receitas, Vida Saudável Tag: , , Comentários: 0 Data de postagem: maio 20, 2020

Receita nutritiva para uma boa saúde mental

As mudanças impostas pela rotina do isolamento social acenderam um alerta sobre a necessidade de revermos nossos hábitos de vida. Uma boa alimentação, por exemplo, colabora com a prevenção de uma série de doenças e condições físicas, além de  auxiliar na manutenção da nossa saúde mental.

Um importante aliado ao nosso bem estar psicológico é a ingestão de proteína animal. Essas proteínas são encontradas em peixes, aves, carne vermelha e derivados como ovos e leite.

Benefícios da proteína para a saúde mental

A proteína é uma molécula formada por aminoácidos. Possui um papel estrutural no organismo sendo importante para a construção e reparação muscular, formação de células, tecidos, alguns hormônios e outras estruturas do corpo. Além disso, as carnes e peixes são fontes de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor encarregado pela regulação do sono e do humor.

Para incentivarmos os seus cuidados com a sua alimentação e, consequentemente, o elevarmos o seu humor, separamos uma receita muito saborosa e nutritiva de ossobuco ao forno. Aproveite o tempo em casa para cozinhar com a sua família e bom apetite!

 

Receita de ossobuco ao forno

Ingredientes

2 peças de ossobuco

1 folha de louro

1 talo de salsão (ou aipo) picado grosseiramente

1 unidade de alho-poró picado

1/2 unidade de cebola branca em meia-lua

1 dente de alho com casca e amassado na mão

250 mililitros de vinho branco

50 mililitros de óleo de girassol

tomilho fresco a gosto

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto

farinha de trigo branca (quanto baste)

Modo de preparo

Marine as peças de ossobuco pelo menos 12 horas antes de assá-las. Em um recipiente, coloque a carne, o tomilho, o louro, o salsão, o alho-poró, o alho, a cebola e o vinho branco. Misture tudo com as mãos, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 12 horas ou mais. Passado esse período, retire o ossobuco da marinada. Reserve o líquido e enxague a carne em água corrente.

Aqueça uma frigideira e coloque nela o óleo. Leve-a ao fogo baixo. Aqueça o forno a 180°C. Passe a farinha de trigo nos ossobucos e retire bem o excesso.

Coloque os ossobucos na frigideira para dourar a farinha dos dois lados. Depois de dourados, retire-os da frigideira e leve-os a uma assadeira. Despeje toda a marinada reservada na assadeira, com os ossobucos, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido.

Asse por aproximadamente duas horas. Cuidado para não deixar secar a forma: se necessário, coloque água quente na assadeira durante o processo, para assar melhor a carne. Passadas as duas horas, retire a carne, coe a marinada e sirva esse molho coado por cima da carne.

Ajuste o sal e a pimenta-do-reino se necessário. Perceba que o sal e pimenta só serão colocados neste momento se realmente for necessário.

Sirva com risoto, batatas assadas, legumes ou um delicioso arroz branco bem brasileiro

*Fonte da receita: https://mdemulher.abril.com.br/receitas/ossobuco-ao-forno/

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *