5 hábitos que vieram para ficar com a pandemia

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: junho 3, 2020

5 hábitos que vieram para ficar com a pandemia

Hábitos de higiene se tornaram mais frequentes no dia-a-dia da população brasileira  

Nos últimos meses, mudanças na rotina foram necessárias para combater o vírus. Atitudes que reforçam o distanciamento social e os cuidados com a higiene têm sido fundamentais nesse período, e deveriam ser mantidos como hábitos rotineiros em nossas casas.

Aqui no blog, por exemplo, já falamos sobre o manual de limpeza para embalagens e alimentos, já que, segundo estudos do Instituto Nacional de Saúde da Universidade de Princeton, na Califórnia, vestígios de vírus podem permanecer até 24 horas em caixas de papelão e entre 36 horas e 72 horas em superfícies de plástico e aço inoxidável. Esse manual deveria ser mantido mesmo depois de controlada a pandemia, pois além do coronavírus também existem outros tipos vírus e bactérias que podem ser prejudiciais a nossa saúde.

Afinal hábitos de higiene e cuidados com a saúde nunca são demais, e nós, da Sabor Caseiro listamos algumas boas ações que você pode levar para vida toda:

Limpar as embalagens e higienizar os alimentos

A equipe do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um comunicado com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas da população sobre o papel dos alimentos na transmissão do novo coronavírus. “Importante ressaltar que o vírus não é um ser vivo e, portanto, não é capaz de se multiplicar nos alimentos, como fazem as bactérias. Vírus precisam infectar células para se replicar. O alimento ou sua embalagem são apenas veículos, ou seja, podem ter a superfície contaminada caso tenham sido manipulados por alguém com a doença, assim como uma maçaneta de porta ou qualquer outro objeto. Basta higienizar que não há problema”, explica a professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, especialista em microbiologia de alimentos. Então, para evitar outras contaminações, o ideal é que você continue higienizando os produtos e objetos que chegam na sua casa.  A dica é, na medida do possível, lave tudo o que vier de fora com água e detergente. 

 Lavar as mãos com frequência

Mãos limpas evitam a propagação de outros vírus e bactérias. A limpeza delas ajuda a manter a saúde em dia, principalmente ao chegar em casa ou ter contato com superfícies que podem ter sido tocadas por outras pessoas. E nunca devemos tocar o rosto com a mão suja.

Usar máscara quando estiver doente

Apesar de ser normal em outros países, o uso de máscaras no caso de doenças respiratórias ainda não é tão comum no Brasil. Porém, se pensarmos que mesmo uma doença corriqueira, como a gripe, é bastante contagiosa e pode ser pior para algumas pessoas, é uma boa ideia adotar as máscaras sempre que estiver doente e precisar sair de casa.

Atenção com os mais vulneráveis

As pessoas que fazem parte do grupo de risco, como os idosos, podem desenvolver a doença de forma mais grave, seja pelo coronavírus ou qualquer outra doença transmissível. Ajudar sempre que possível em fazer as compras, visitá-los somente em caso de estar saudável e dar atenção e carinho são medidas muito importantes para hoje e para sempre. 

Valorizar os momentos em família

Para quem está passando a quarentena em família, é importante refletir sobre essa fase e perceber o quanto a presença das pessoas que amamos são especiais. Nós da Sabor Caseiro, já postamos aqui no blog um texto que fala dos hábitos saudáveis com a família durante a quarentena. E um excelente espaço para o convívio familiar é a cozinha, nela você pode ensinar seus filhos e distribuir tarefas simples como descascar cebolas, além de valorizar o alimento feito em casa. Quando a quarentena passar criaremos hábitos de valorização dos alimentos e dos momentos com as pessoas que fazem parte das nossas vidas.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *