Como a pandemia mudou nossa alimentação?

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: julho 2, 2020

Como a pandemia mudou nossa alimentação?

A emergência da Covid-19 vem provocando transformações profundas em nossos hábitos e na forma como consumimos diversos produtos. Com as medidas de isolamento social, muitas pessoas tiveram que adaptar suas rotinas ao ambiente doméstico, e a alimentação é um dos aspectos da vida diária que passou pelas maiores mudanças. Segundo a pesquisa “Alimentação na pandemia – como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação”, realizada pela consultoria especializada em food service Galunion, em parceria com o Instituto Qualibest, 93% dos entrevistados estão preparando comida no lar e 90% estão evitando comer fora.

Poderíamos supor que uma alimentação caseira seria mais rica e balanceada em termos nutricionais, entretanto a pesquisa aponta para outro caminho. De acordo com o levantamento, os pratos favoritos das pessoas para o período de isolamento social são pizza (67%) e hambúrguer (47%). As refeições integram o grupo de alimentos popularmente conhecido como comfort food. O termo é utilizado para denominar alimentos que procuramos ingerir pelo valor afetivo, com a finalidade de obter alívio emocional. Nesse período, em que nos vemos emocionalmente fragilizados pelas incertezas causadas pela pandemia, é quase natural que a procura por esse tipo de alimentação tenha crescido. Segundo a empresa Horus, que coletou dados de 300 mil consumidores no Rio de Janeiro e em São Paulo, o consumo de salgadinhos, mistura para bolo, leite condensado e sorvete — algumas das comfort food mais populares aumentou exponencialmente desde o começo do isolamento social, em março.

Por mais que as comfort food possam proporcionar prazer e servir como escape emocional, grande parte desses alimentos possui baixo valor nutricional. Manter uma dieta equilibrada é uma forma de fortalecer o sistema imunológico, garantindo a saúde do corpo e da mente. Busque uma alimentação balanceada, aliando os alimentos que trazem conforto aos que trazem benefícios para a saúde.   

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *