5 razões para comprar produtos na feira

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , Comentários: 0 Data de postagem: agosto 5, 2020

5 razões para comprar produtos na feira

A data de 25 de agosto é conhecida como Dia do Feirante. Esse profissional, que trabalha com produtos da agricultura, é responsável por levar alimentos frescos para nossas mesas. A data foi criada para marcar a realização da primeira feira livre no Brasil, em 1914, na cidade de São Paulo. Desde então, as feiras ganharam mais popularidade, perdurando até os dias atuais.

Além da venda de alimentos, as feiras vem se consolidando como patrimônio cultural das cidades. Mais do que produtos frescos e de qualidade, as feiras se tornaram roteiro para encontros, passeios em família e momentos de troca entre vizinhos de bairro. Colorindo as ruas, com seus cheiros e sons, as feiras fazem parte da nossa cartografia afetiva, consolidando-se como espaços essenciais de qualquer cidade. 

Pensando na importância desses lugares, elencamos algumas razões para comprar e consumir produtos de feiras locais. Ressaltamos a importância de seguir todas as medidas de prevenção à Covid-19 ao frequentar esses espaços. 

1. Economia

Normalmente, encontramos produtos nas feiras com preços inferiores aos de supermercado, sendo possível comprar uma quantidade maior de alimentos por um preço mais justo e acessível. 

2. Qualidade

Nas feiras, é comum encontrarmos alimentos, principalmentes verduras e hortaliças, mais frescos do que nos mercados da cidade. Além disso, existem as feiras orgânicas que oferecem produtos livres de agrotóxicos.

3. Valorização do mercado local

Ao consumir produtos das feiras, estamos incentivando o desenvolvimento do comércio local e favorecendo pequenos produtores ao comprar de forma direta, sem o intermédio de uma rede de supermercado

4. A palavra do feirante

Muitas vezes, quando vamos escolher um alimento, não sabemos qual o melhor ponto — se está maduro, se tem suco, se é doce. Mas o feirante sabe! Por trabalhar diariamente com os produtos que comercializa, eles sabem dar as melhores dicas sobre os alimentos. 

5. A experiência

Mais do que um comércio, ir à feira é um momento de encontro  — seja com o feirante que te recebe com uma palavra amiga ou com o vizinho que você não vê diariamente. As feiras são lugares de afeto e lembranças, que nenhum supermercado ou loja consegue ocupar.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *