4 dicas para fazer uma horta em casa

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , Comentários: 0 Data de postagem: setembro 2, 2020

4 dicas para fazer uma horta em casa

Diversos estudos vêm apontando para importância da alimentação para manter a saúde em dia e prevenir doenças. Além de ser fundamental para garantir energia ao corpo, os alimentos possuem diversos nutrientes e vitaminas que são essenciais para assegurar o bom funcionamento da mente e das funções vitais. Em função disso, muitas pessoas têm mudado seus hábitos alimentares, inserindo mais legumes, frutas e vegetais em sua dieta. Apesar desses alimentos trazerem muitos benefícios para a saúde, os altos níveis de agrotóxicos presentes neles têm assustado a população. 

Em 2019, uma pesquisa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) encontrou resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido ou proibidos em 23% dos alimentos avaliados entre 2017 e 2018. E infelizmente, lavar bem folhas, legumes e frutas não diminui a quantidade de agrotóxico, porque o veneno tem a capacidade de penetrar nas células do alimento. Em função disso, muitas pessoas tem optado pela inserção de alimentos orgânicos na dieta. Também no ano passado, um estudo realizado pelo Organis apontou um crescimento no consumo de alimentos produzidos sem agrotóxicos. De acordo com o levantamento, pelo menos 19% dos brasileiros consumiram algum tipo de produto orgânico num intervalo de um mês. Apesar de ser uma tendência em crescimento, a popularização do consumo de orgânicos no Brasil ainda enfrenta um grande obstáculo: o preço. Conforme demonstrou a mesma pesquisa, entre as pessoas que não consomem nenhum tipo de produto orgânico, 43% justificaram por causa do alto custo.

Diante desse cenário, entre agrotóxicos e orgânicos encarecidos, muitas pessoas têm aproveitado os espaços ociosos de casa para plantar seus próprios alimentos. Além da garantia de alimentos de qualidade e saudáveis, ter uma horta também é uma oportunidade de se conectar com aquilo que consumimos e aprender sobre a terra e o plantio. Abaixo, elencamos algumas dicas para quem quer começar uma horta em casa:

 

  •  O tipo de horta

Para começar, você deve escolher o que deseja plantar. Cada alimento possui uma plantio diferente, e você deve selecionar um que se adapte às suas condições. Se você não tem experiência, o ideal é começar com mudas, que são de fácil cultivo, ao invés de sementes. Você pode plantar temperos, como orégano, manjericão e cebolinha. 

 

  • Onde plantar

O segundo passo é escolher o local. O plantio pode ser feito em vasos, jardineiras, canteiros e até mesmo paredes. Tudo isso vai depender do espaço que você tem disponível em sua casa ou apartamento. O mais importante é que o lugar tenha uma boa iluminação natural, recebendo luz solar de 2 a 4 horas por dia. 

 

  • Regar

A rega é essencial para manter a sua plantinha saudável. Os melhores períodos para regar as plantas são nas primeiras horas da manhã e após às 15h. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora mais rápido. Para identificar se a terra precisa de mais ou menos água, avalie com o dedo ou palito. Se estiver seca, precisa de mais água. A terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada. 

 

  • Adubação

Por fim, para garantir um plantio e a uma colheita de sucesso, é preciso ter uma terra bem adubada e com boa quantidade de matéria orgânica. É importante que você forneça algum tipo de adubo pelo menos uma vez ao mês. Você pode usar cascas de ovos, frutas e até borra de café. 

 

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *