Dor de cabeça: quais alimentos devemos evitar ou consumir para amenizá-la

Postado por: entrerios Categoria: Dica Sabor Caseiro, Vida Saudável Tag: , , , Comentários: 0 Data de postagem: novembro 19, 2020

Dor de cabeça: quais alimentos devemos evitar ou consumir para amenizá-la

A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um problema muito comum e que afeta grande parte da população. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% das pessoas têm dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Desse contingente, 70% das mulheres e 50% dos homens sofrem com o mal pelo menos uma vez ao mês. Por mais que seja comum, a dor de cabeça causa muito incômodo e pode atrapalhar as atividades diárias. As dores de cabeça podem ser causadas por diversos fatores, como estresse, desidratação, calor, dormir mal, esforço exagerado e doenças crônicas. 

Mesmo que grande parte das pessoas recorram aos analgésicos para aliviar a dor, existem outras alternativas para amenizar a cefaleia, entre elas a alimentação. Consumir ou evitar certos alimentos pode trazer grandes benefícios para quem lida com dores de cabeça. Conheça os alimentos e hábitos essenciais para afastar as dores de cabeça.

 

O que consumir

Água

Como mencionamos acima, a desidratação é uma das principais causas das dores de cabeça. Consumir uma quantidade adequada de água por dia pode aliviar a dor de cabeça. Beba no mínimo 2 litros de água diariamente para manter o organismo equilibrado. 

Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C atua de forma antioxidante no organismo, fortalecendo a parede dos vasos sanguíneos e facilitando a circulação no cérebro. Frutas como laranja, limão, kiwi, tangerina, morango e acerola são ricas em vitamina C e podem ajudar a diminuir a dor de cabeça. 

Alimentos ricos em Ômega 3 

O Ômega 3 é um ácido graxo com propriedades anti inflamatórias, que diminuem a viscosidade do sangue e melhoram a circulação sanguínea no cérebro. Salmão, sardinha, atum, sementes de chia e nozes são alimentos ricos em ômega 3 e podem ser potentes aliados para o alívio das dores de cabeça.

Gengibre

A vitamina E presente no gengibre é um antioxidante e anti-inflamatório poderoso. O gengibre pode ajudar a amenizar a sensação de latejamento na cabeça. Uma ótima opção é consumir a raiz com sucos ou chás. 

 

O que evitar

Embutidos e alimentos industrializados

Os alimentos embutidos e industrializados possuem muitos conservantes artificiais e níveis altos de sódio que podem intoxicar o organismo e causar dor de cabeça. Além disso, grande parte desses alimentos tem em sua composição um ingrediente chamado glutamato monossódico. Diversos estudos têm mostrado que o consumo frequente de glutamato pode desencadear dores de cabeça. Assim, o melhor caminho é evitar carnes processadas, comidas congeladas e refrigerantes e procurar ter uma alimentação o mais natural possível.

Bebidas alcoólicas 

As bebidas alcoólicas, principalmente o vinho e a cerveja, possuem substâncias chamadas histamina e tiramina, que desencadeiam a piora do quadro de dor de cabeça. Beba com moderação. 

Cafeína 

A cafeína é uma bebida polêmica, porque pode melhorar ou piorar o quadro de dor de cabeça dependendo da quantidade. Tomar muito café e bebidas cafeinadas (como coca-cola e chás pretos) pode piorar a dor de cabeça. O ideal é tomar até 4 xícaras por dia. Pequenas quantidades de café podem contribuir para o alívio das dores de cabeça. A cafeína possui substâncias que dilatam os vasos sanguíneos e melhoram as dores na cabeça.

Nossa última dica é sempre evitar o jejum. Ficar sem comer pode gerar uma baixa no açúcar do sangue e desencadear a produção de substâncias que causam dor. O segredo é comer algo saudável a cada 3 ou 4 horas e sempre beber água.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *