6 dicas de alimentação para o verão

Postado por: entrerios Categoria: Dica Sabor Caseiro, Receitas, Vida Saudável Tag: , , , , , Comentários: 0 Data de postagem: janeiro 14, 2021

6 dicas de alimentação para o verão

Confira alimentos e bebidas essenciais para se manter saudável na estação mais quente do ano

Os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são marcados pelas altas temperaturas com a chegada do verão. O calor e o sol da estação propiciam bons momentos de diversão na praia e na piscina, mas é preciso estar atento aos excessos. Nessa época, é normal suarmos mais devido às altas temperaturas, sendo essencial repormos os líquidos perdidos ao longo dia para evitar a desidratação. 

Além de ingerir bastante líquido, é necessário manter uma alimentação equilibrada, rica em legumes, frutas e verduras, para manter a pele e o organismo saudáveis e amenizar os efeitos da exposição solar prolongada e do calor excessivo. Confira alguns alimentos e bebidas para incluir na sua rotina durante no verão:

 

Melancia

A fruta é a cara do verão, sendo composta predominantemente por água. Por essa característica, a fruta é ótima para manter o corpo hidratado nos dias quentes. Além disso, o licopeno presente na fruta possui a capacidade de proteger a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas.

Cenoura

Quer potencializar o bronzeado e ainda ter uma pele super hidratada? A cenoura pode te ajudar. A raiz é rica em betacaroteno, responsável pela produção de melanina, que garante o desejado bronzeado. Além disso, a cenoura ainda hidrata a pele, sendo ótima para repor a água perdida nos dias quentes.

Água

Parece clichê, mas nunca é demais lembrar: a água é essencial! No verão, mais do que em qualquer outra época do ano, perdemos muito líquido por causa do calor, sendo muito importante repor os fluidos perdidos. A água está presente em todos os processos que ocorrem em nosso organismo, sendo primordial para garantir o bom funcionamento e evitar problemas como fadiga, dores de cabeça e desidratação. É importante beber ao menos dois litros de água por dia. 

Água de Coco

Esse líquido presente no interior do coco possui um alto poder reidratante, sendo capaz de reabastecer o corpo humano da água e dos eletrólitos perdidos. Além disso, a água de coco também facilita a digestão e diminui o inchaço, que afeta muitas pessoas nos dias de calor intenso. 

Tomate

Assim como a melancia, o tomate também é rico em líquidos, ajudando a manter o organismo hidratado. Além disso, a fruta também possui nutrientes que ajudam na proteção solar e fortalecem a pele, reduzindo os malefícios da exposição ao sol.

Carnes magras e frutos do mar

No verão, prefira carnes brancas de aves, peixes e cortes de carnes vermelhas magras, que são mais facilmente digeridas e evitam desconfortos gástricos. Evite as carnes de aves com pele, carne de porco e carnes com gordura aparente. Quanto ao preparo, deixe de lado as frituras e opte pelos cozidos, grelhados e assados. 

Além de consumir esses alimentos, é importante manter uma alimentação equilibrada, evitando comidas processadas e buscando inserir mais legumes, vegetais e frutas na dieta. Evite também consumir bebidas alcoólicas em excesso, pois elas aceleram as perdas de líquido do corpo.

Abaixo, trazemos uma receita de picolé de frutas natural para espantar o calor nos dias mais quentes, confira: 

 

Ingredientes: 

– 850 g (5 potes) de iogurte natural

– mel a gosto

– uvas verdes e roxas a gosto

– morango a gosto

– manga a gosto

 

Modo de preparo:

– Em um liquidificador, bata o iogurte natural com o mel.

– Corte as frutas em pequenos pedaços.

– Coloque-as em copinhos descartáveis.

– Preencha os copinhos com o iogurte batido no liquidificador.

– Em cada copinho, coloque um palito de picolé.

– Leve ao freezer até endurecer.

 

Receita via Tudo Gostoso

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *