5 dicas para reaproveitar alimentos em casa

Postado por: entrerios Categoria: Sabor Caseiro Tag: , , Comentários: 0 Data de postagem: fevereiro 17, 2021

5 dicas para reaproveitar alimentos em casa

Grande parte das comidas que jogamos no lixo, especialmente cascas e talos de frutas e legumes, pode ser reaproveitada. Confira!

 

Segundo dados publicados pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico todo o ano. O lixo orgânico leva em média aproximadamente dois meses para decomposição, tempo drasticamente menor do que outros materiais, como o plástico que pode levar até quatrocentos anos. No entanto, a rápida decomposição dos resíduos orgânicos não os torna inofensivos ao meio ambiente. No processo de decomposição, os materiais orgânicos produzem o gás metano (CH4), um dos gases intensificadores do efeito estufa e que interferem diretamente no agravamento do aquecimento global.

Grande parte dos resíduos orgânicos vem das nossas cozinhas. Mas através de algumas mudanças simples, é possível reduzir a produção desse lixo, adotando hábitos mais sustentáveis para reaproveitar os alimentos. É muito comum que descartemos cascas e talos de legumes e vegetais na hora de preparar uma refeição. No entanto, essas sobras podem ser reutilizadas de diversas maneiras. Confira algumas delas:

 

1 – Cascas de legumes

Nada de jogar as cascas de legumes no lixo! Elas podem ser usadas para preparar caldos nutritivos e naturais para temperar a comida, para adubar as plantas e até mesmo como produtos de beleza. As cascas do pepino, por exemplo, podem ser utilizadas abaixo dos olhos para diminuir o inchaço e as olheiras. 

 

2 – Casca de Banana

A banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, e sua casca pode ser utilizada para preparar uma farinha super nutritiva. A farinha de casca de banana permite evitar o desperdício de nutrientes como potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Essa farinha pode ser colocada sobre alimentos prontos, misturada com sucos ou ser utilizada em receitas de bolos e biscoitos. Confira aqui como preparar

 

3 – Casca de Ovo 

Tem cachorro ou gato em casa? A casca de ovo pode ser um ótimo suplemento para os pets. A farinha de casca de ovo ajuda a suprir as necessidades diárias de cálcio e fósforo do animal. Deposite uma colher da farinha sobre a ração do seu bichinho semanalmente. Mas lembre-se: sempre consulte o veterinário antes de fazer qualquer mudança na alimentação do seu pet!

 

4- Cascas de abacaxi e maçã

As cascas dessas frutas possuem diversos nutrientes, com destaque para as vitaminas B1, B2 e B3 que auxiliam no metabolismo dos carboidratos e proteínas e participam da síntese das gorduras. Com as cascas do abacaxi e da maçã, é possível fazer um chá muito saboroso e nutritivo. Confira a receita

 

5 –  Borra de Café

Sabe aquela borra que você sempre joga fora depois de preparar um café? Ela tem várias utilidades! Por ser rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica, a borra de café pode ser usada para fertilizar a terra. Além disso, a borra de café também pode ser um produto de beleza. A esfoliação com café pode ser feita em casa e consiste em juntar um pouquinho de borra de café com a mesma quantidade de iogurte natural, creme ou leite. Basta esfregar essa mistura na pele durante alguns segundos e lavar com água fria!

Gostou das dicas? Conta pra gente como você reaproveita os alimentos na sua casa!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *