• Apenas 18 estados brasileiros contam com política de segurança alimentar

    Uma pesquisa realizada entre os meses de agosto e novembro de 2014 mostra como o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) vem sendo executado no Brasil. Os resultados do estudo coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) comprovam que apenas 18 estados brasileiros têm espaços institucionais específicos para coordenar a política de segurança alimentar.

    O Sisan foi criado a partir de uma lei de 2006, quando passou a atuar em 23 estados do Brasil e no Distrito Federal. Amapá, Goiás e Rio Grande do Norte não aderiram ao programa e, por 
    isso, não participaram da pesquisa. Por meio dele, os estados podem contar com subsídios dos governos para a realização de projetos como saneamento básico, doação de alimentos, acesso à água e fomento à produção agroecológica e à agricultura familiar.

    O mapeamento também mostrou que os municípios – inclusive aqueles que não contam com uma política de segurança alimentar – fazem, por conta própria, diversas ações nutricionais, como as feiras populares, que comercializam produtos originados na agricultura familiar. Elas estão presentes em 72,2% das cidades pesquisadas. Foi registrada, ainda, a existência de mais de 1,3 mil feiras agroecológicas, distribuídas em 624 municípios.