• Educação alimentar pode ser prazerosa

    A merenda escolar tem importância na vida da criança por fazer parte da educação alimentar durante a infância. Com a ajuda da escola, esse momento da refeição pode ser usado para ensinar aos pequenos os benefícios de manter uma alimentação equilibrada e os sérios prejuízos à saúde que uma dieta inadequada pode trazer.

    “O melhor momento para formar bons hábitos alimentares é na infância. A criança que teve uma alimentação variada, consumindo alimentos integrais, frutas e verduras torna-se um adulto com hábitos alimentares mais saudáveis”, alerta Lidia Garib, nutricionista da Sabor Caseiro.

    E tem sido cada vez mais importante bater nesta tecla. Um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), divulgado em maio de 2015, revela que o aumento no consumo de alimentos industrializados pelos brasileiros chegou a 400%.

    Além de mostrar a importância de comer bem, o indicado é que esse momento seja prazeroso. “Procure chamar as crianças para fazer as refeições em ambientes calmos e aconchegantes; ofereça alimentos com pouco sal, gordura e açúcar; não associe a comida a castigos ou chantagens; deixe a criança experimentar a comida para que ela descubra sozinha os cheiros, os sabores e as texturas dos alimentos; e o mais importante: lembre-se que você é o exemplo”, conclui a nutricionista.