• Relatório mostra o nível de reciclagem de empresas internacionais

    Um relatório publicado em 2015 pela organização norte-americana As You Sow e Natural Resources Defense Council aponta que muitas empresas dos Estados Unidos com operação no Brasil reciclam cerca de 50% de embalagens de alimentos e bebidas e menos de 14% de embalagens plásticas. Esses números são muito baixos, considerando que os recipientes que sobram são jogados nas ruas, nos rios e nos oceanos.

    O estudo analisou 47 grandes empresas dos segmentos de fast-food, bebidas e bens de consumo secos e molhados. Os resultados mostram que nenhuma atingiu a nota mais alta, e justamente as empresas de fast food e bebidas são as detentoras da menor pontuação. Isso mostra que grande parte da indústria não está, de fato, preocupada em reduzir o montante de lixo produzido pelo mundo.

    O editor do relatório, Darby Hoover, alerta: “As embalagens plásticas são alguns dos principais componentes da poluição nos oceanos e cursos d’água. Além de prejudicar a vida marinha, essa ação também representa um grande risco aos seres humanos”. Já o CEO da organização, Andrew Beacher, tem esperança de que o relatório conscientize as empresas sobre suas responsabilidades em relação ao lixo que produzem e as motive a estabelecer metas que contribuem com o planeta.