10 alimentos que ajudam a turbinar o cérebro

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Dica Sabor Caseiro Tag: , , , Comentários: 2 Data de postagem: fevereiro 11, 2020

10 alimentos que ajudam a turbinar o cérebro

Incluir esses alimentos na rotina alimentar significa um cérebro mais atento, focado, saudável e com boa memória

Temos tantas coisas para pensar durante o dia que por vezes é normal sentirmos a cabeça cansada. Nesses momentos, que tal se alguns alimentos tivessem o poder de “turbinar” o nosso cérebro?

Não é que o seu cérebro vai sair fazendo conexões incríveis e você vai se tornar o novo Einstein. A questão aqui é que alguns alimentos têm o poder de deixar a sua cabeça mais ativa, atenta, melhorar a memória, o foco e também descansar mais quando for preciso. Para que um dos órgãos mais importantes do seu corpo funcione a todo vapor, você vai precisar incluir alguns nutrientes no seu cardápio.

 

Nutrientes importantes

Ômega 3 – melhora capacidade de aprendizagem

Ácido fólico – reduz danos neurais

Vitamina C – evite o envelhecimento precoce das células

Vitamina E – antioxidante e anti-inflamatório

 

Alimentos para a sua dieta

Brócolis

A vitamina K desse legume é importante para fortalecer a capacidade cognitiva. Ela melhora o nosso raciocínio e a capacidade de aprendizagem, além de ajudar a manter a memória em dia.

Tomate

Antes de tudo, lembre-se que tomate é uma fruta. Segundo, ele contém uma substância chamada fisetina que auxilia na redução do esquecimento e que vai te ajudar a justamente não esquecer que tomate é uma fruta.

Couve flor

O nome sulforafano é bem estranho, mas o importante é saber que se trata de um excelente antioxidante que previne a morte dos neurônios.

Leite

Dois benefícios importantes do leite: melhora o desempenho do cérebro e ajuda a regular o sono, possibilitando um descanso mais tranquilo.

Café

Cafeína e antioxidantes é o que você encontra de importante. Como você sabe, essas substâncias, em especial a cafeína, deixam o cérebro mais ativo e em alerta. Isso melhor a sua concentração, a capacidade de manter o foco e absorver melhor as informações.

Folhas verdes

Elas possuem uma substância com um nome também nada familiar: luteína. Estudos apontam que ela é capaz de proteger o neurônio e retardar o seu envelhecimento. Isso resulta em funções cerebrais melhores, ainda mais por preservar a capacidade cognitiva.

Salmão

Um dos alimentos mais ricos em ômega 3 que podemos consumir. Esse ácido graxo é fundamental para o bom funcionamento do cérebro, muito também por ser anti-inflamatório. Você também pode optar por outros peixes como sardinha e arenque. Lembre-se que os peixes estão entre os alimentos mais saudáveis para o cérebro.

Chocolate amargo

Além da cafeína como estimulante, o chocolate amargo também atua na produção de endorfina, que ajuda a melhorar o humor.

Ovos

Eles são uma fonte riquíssima de proteína. As gemas possuem colina, uma substância muito benéfica para o cérebro e que está ligada à boa memória. Ingerir ovos no café da manhã é indicado para o bom desempenho do cérebro durante o restante do dia.

Castanha de caju

Ajuda eliminando o estresse, no combate à depressão e o mau humor. O magnésio contigo nesse alimento ajuda na oxigenação das células, ativando o cérebro e melhorando a memória.

 

Aviso

Quando fazemos esse tipo de lista, indicando alimentos que fazem bem à saúde, sempre lembramos que é preciso ter um equilíbrio na hora da refeição: nem muito, nem pouco. E para ter uma alimentação realmente saudável e equilibrada, procure um profissional nutricionista. Cada corpo tem suas próprias necessidades, por isso, um acompanhamento assim é importantíssimo!

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Comments (2)

  • Sabor Caseiro
    LuízaTamar loff Resposta

    Adorei as dicas,obrigado!

    fevereiro 19, 2020 em 2:34 pm
  • Sabor Caseiro
    Terezinha Paiva Resposta

    Me serve muito. É bom pra nos orientarmos.Acabo de sair de uma cirurgia. Mto obrigada.

    setembro 26, 2020 em 10:15 am

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