Escrita Criativa e Saúde Mental

Postado por: entrerios Categoria: Uncategorized Comentários: 0 Data de postagem: outubro 20, 2021

Escrita Criativa e Saúde Mental

Você já deve ter ouvido falar em Escrita Criativa, certo? Ela é uma expressão usada para designar toda a escrita literária, como poemas, contos, novelas, romances, textos dramáticos, guiões e também a disciplina ou área do saber que visa a transmissão e prática dessas técnicas, regra geral no contexto de uma oficina, laboratório ou curso. Mas a Escrita Criativa vai além disso.

Todo mundo precisa desabafar às vezes e essa tarefa ficou ainda mais difícil durante o período de pandemia. A quarentena e o distanciamento social impossibilitaram, por exemplo, os encontros presenciais com psicanalistas, uma das formas mais comuns para quem busca externar seus sentimentos. Aqui entra em cena a Escrita Criativa com um papel preponderante.

Você já tentou colocar os seus problemas no papel? Escrever pode ser terapêutico. A escrita organiza o mundo, traz o conhecimento sobre si mesmo, evoca pensamentos positivos e abre caminhos para a intuição e a imaginação. Dessa forma, é possível despertar sentimentos e até mesmo melhorar relações com o próximo. 

Para desenvolver um conteúdo a partir da técnica da Escrita Criativa, alguns passos podem ser seguidos:

1. Crie um repertório

2. Defina os objetivos do texto

3. Estruture as ideias antes de começar a escrever

4. Não espere a inspiração chegar

5. Anote todas as ideias que aparecerem

6. Esforce-se para escrever diariamente

7. Leia sobre os mais variados assuntos

Uma última dica é ler um poema ou um livro, ouvir uma música, observar quais sentimentos foram despertados e se propor a escrever sobre eles. Os caminhos são muitos, basta você escolher aquele que lhe for mais confortável.

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar no Facebook!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *