Método BLW: introdução alimentar segura para o seu bebê

Postado por: Sabor Caseiro Categoria: Vida Saudável Tag: , , , , , , , Comentários: 0 Data de postagem: abril 16, 2019

Método BLW: introdução alimentar segura para o seu bebê

O método BLW (Baby Lead Weaning) consiste em fazer com que o bebê participe das refeições familiares já a partir dos seis meses de vida. O mais importante no processo é que eles tenham o alimento cortado ao seu alcance e a liberdade de escolher o que pegar e levar à boca, sem a interferência dos pais. Quais as vantagens desse método?

O posicionamento oficial da OMS recomenda que os pais iniciem a alimentação complementar, juntamente com o leite materno, a partir dos seis meses de idade. Essa alimentação complementar, desde muito tempo, ocorre por meio das famosas papinhas. No entanto, quem apoia o método BLW afirma que a partir dessa idade os bebês já estão preparados para experimentar alimentos que exigem mastigação.

Para os pais que planejam introduzir esse método, o mantra a ser seguido é o da paciência. Não pode forçar, obrigar ou apressar o bebê. Lembre-se, ele ainda não está familiarizado com nenhum tipo de alimento além do leite materno. A proposta do método BLW é justamente dar essa liberdade ao bebê, para que ele experimente os alimentos em seu tempo, decidindo, por meio da curiosidade, o que e quando deve levar à boca.

As papinhas vêm com muitos nutrientes, por isso, para substituí-las é preciso oferecer ao bebê as mesmas variedades. Basta ficar atento aos grupos alimentares essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos: construtores (carnes e proteínas); energéticos (arroz e carboidratos em geral); reguladores (legumes e verduras).

Disponha essa variedade em tamanhos pequenos, em diferentes formatos e texturas, e espere pela bagunça! Mas fique tranquilo que é super normal que o bebê pense primeiro em brincar e depois comer. Como dissemos, o método exige paciência para que o bebê descubra o universo da alimentação.

Confira alguns pontos positivos do método BLW:

  • Estimula a autonomia

  • Os bebês experimentam novos sabores e texturas a cada refeição

  • Prática de habilidade motora

  • Menos propensos à obesidade devido à capacidade de regular o próprio apetite

  • Maior interação social

  • Variedade alimentar desde cedo

É muito importante salientar que ainda não existe nenhum estudo científico comprovando se o método BLW é melhor ou não do que as costumeiras papinhas. Os pais precisam ter bom senso principalmente na oferta dos alimentos, sempre com o cuidado de não faltar nenhum nutriente importante para o bom desenvolvimento dos pequenos.

O método BLW se apresenta como uma alternativa para dar mais liberdade e acostumar os bebês desde cedo a comer bem. Por uma alimentação saudável, sem dúvidas vale a pena tentar!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *