• Qual é o limite entre a estética e a saúde?

    Não há como negar que vivemos em uma época na qual cada vez mais se dá prioridade à estética e à beleza. Por vezes, a busca desenfreada por uma aparência mais bonita ou satisfatória não leva a saúde em consideração. Isso nos remete a um questionamento importante: qual é o limite entre a estética e a saúde?

     

    Antes, temos que deixar claro aqui: não há problema algum as pessoas se preocuparem com a beleza e quererem ser mais bonitas, independentemente do que as motiva. O importante é fazer bem a si mesmo. No entanto, também não podemos deixar de atentar para os riscos que muitos correm em nome dessa estética, ultrapassando limites e colocando em risco a própria saúde.

     

    Estamos falando das perigosas dietas milagrosas que prometem muito e não entregam nada além danos à saúde e ao organismo. Vamos tentar desbancar alguns mitos que se costuma acreditar na busca do corpo perfeito:

     

    • Fechar a boca

    Definitivamente não é uma boa opção. Pensar que vai emagrecer mais rápido não comendo nada é um erro. Na verdade, acontece o contrário. Sem o mínimo de calorias diárias que o corpo necessita, o organismo vai entender que precisa poupar energia para sobreviver em repouso. Ou seja, não haverá queima, logo, fechar a boca não significa necessariamente que vá emagrecer mais rápido.

     

    • Zero carboidrato

    O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo. Consegue imaginar o seu organismo sem ter de onde tirar energia? Aqui, o erro está em achar que vai perder gordura. Na verdade, o corpo vai primeiro buscar energia na massa magra.

     

    • Cetose

    Está atrelada à falta de carboidrato e ocorre pela baixa ingestão de glicose. É quando o fígado busca energia nos depósito de gordura. A formação de cetose aumenta a produção de radicais livres, deixando o corpo suscetível a diversas doenças crônicas. A mais grave entre elas está o câncer.

     

    • Perda excessiva de vitaminas

    É um raciocínio didático. Se o organismo necessita de uma série de vitaminas e nutrientes para funcionar de forma saudável, o que acontece se você cortar diversos deles? A resposta é o mal funcionamento de alguns órgãos, podendo resultar em problemas renais, diabetes, dificuldades metabólicas, alterações perigosas no colesterol, pancreatite, entre outros.

     

    Precisaríamos de um texto muito maior para abordar todos os males que dietas milagrosas ou restritivas podem causar ao seu corpo. Não confie em nenhuma delas, essa é a mensagem que queremos passar a você.

     

    Emagrecer, ganhar massa muscular ou ter o corpo que você deseja exige três coisas básicas: tempo, paciência e perseverança. Pode parecer frase de auto-ajuda, mas é a mais pura verdade. Tenha a certeza de que perder peso da noite para o dia implica em danos à sua saúde. E quando for enfrentar esses processos, não o faça sozinho. Conte com o auxílio de um médico especialista, pois somente ele será capaz de avaliar a condição de cada um e sugerir a alimentação que melhor se adequa ao paciente.