• 4 de Dezembro: Dia Internacional do Voluntário

    Entre os meses de Julho e Agosto, a região metropolitana de Porto Alegre foi castigada por chuvas torrenciais e, consequentemente, alagamentos. Alvorada foi um dos lugares mais afetados. Na cidade, cerca de 6 mil pessoas ficaram desabrigadas. A água cobriu o bairro Americana, com o transbordamento do Arroio Feijó. Muitos moradores foram obrigados a sair de casa, outros perderam os móveis e utensílios domésticos que tinham. Segundo a Defesa Civil, o município de Gravataí, também na Região Metropolitana de Porto Alegre, teve mais de 10 mil pessoas atingidas pelas enchentes. O Arroio Barnabé transbordou e alagou ruas na Vila Rica, deixando 840 desabrigados.

    Neste período extremamente crítico floresceu a solidariedade do povo gaúcho com práticas assistenciais voluntárias em todo o Estado inclusive aqui na Sabor Caseiro que, com a ajuda de seus colaboradores e fornecedores reuniu um caminhão de suprimentos entregues a comunidade local. Para o diretor Aloísio Perdomini, essas ações assistenciais voluntárias não precisam ser realizadas somente em casos emergenciais, mas podem se tornar prática cotidiana da sociedade.  

    A importância do voluntariado referenciada por Aloísio fica comprovada em pesquisa realizada no ano de 2011 pela universidade americana Johns Hopkins, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Programa de Voluntários das Nações Unidas que revelou que existem no mundo mais de 140 milhões de voluntários mobilizados em construir uma sociedade melhor.