• 6 alimentos naturais pré-treino para obter melhores resultados

    Seja para perder peso ou para manter uma rotina de exercícios, costumamos aliar a queima de calorias com uma alimentação balanceada. Esse combo é perfeito para garantir a boa saúde do corpo. Dentro disso, sabia que existe uma alimentação pré-treino que também ajuda nesse processo?

     

    A principal função da alimentação pré-treino é garantir energia o suficiente para que o corpo alcance uma melhor performance durante os exercícios, evitando que o organismo retire nutrientes dos músculos. É muito importante lembrar que é possível ter essa boa performance, um corpo sem gorduras e boa saúde com alimentos naturais. Você não precisa de remédios ou suplementos, e vamos te provar com dicas de alimentos focados em pré-treino.

     

    Os principais nutrientes para um bom exercício são os carboidratos e as proteínas. Enquanto o primeiro provém a energia necessária para queimar, o segundo desempenha um importante papel de proteger e recuperar os músculos de lesões durante as atividades físicas. Alguns alimentos comumente usados são:

     

    Banana

    Quem nunca assistiu, mesmo que por acaso, um jogador de tênis fazer uma pausa durante uma partida e comer uma banana? Ela é sem dúvida a fruta mais lembrada por quem faz exercícios. Além de ser rica em carboidratos, possui grande índice de potássio, que auxilia no relaxamento muscular e na distribuição de água no organismo. Também ajuda a evitar cãibras e distensões.

     

    Massa

    Possui grande concentração de carboidratos de rápida absorção. No entanto, não é só sair comendo. Você precisa tomar cuidado com a quantidade e principalmente com molhos. Não utilize nada artificial. Para isso, opte por tomates orgânicos. Também evite comer massas se logo em seguida não for queimar os carboidratos ingeridos, pois o efeito pode ser o contrário.

     

    Leia também:

    - Confira os alimentos que ajudam a combater a gripe

    - Obesidade: os malefícios e dicas para combatê-la

    - 9 dicas para emagrecer com exercícios físicos

     

    Batata doce

    Para quem treina, é excelente por facilitar o aumento da massa muscular. Outros benefícios incluem o fortalecimento do sistema imunológico devido à presença de vitamina A e melhora o funcionamento do intestino por ser rica em fibras. É indicado cozinhá-la, pois a fritura aumenta o índice de gordura, e sabemos que isso não é nada saudável.

     

    Salmão

    Ótimo aliado de quem faz exercícios de maior esforço, como musculação, por proporcionar uma recuperação muscular mais rápida. Esse benefício é garantido pela presença do ômega 3. Assim como a batata doce, evite as fritura. O ideal é consumir esse alimento assado ou grelhado.

     

    Ovo

    Outra fonte rica de proteína. A sua vantagem está nas diversas formas de prepará-lo: mexido, cozido ou omelete. Ou ainda, acompanhando outros alimentos já citados anteriormente.

     

    Arroz

    Suas proteínas ajudam na recuperação das fibras musculares que foram lesionadas durante um treino mais intenso. Além disso, elas estimulam a hipertrofia, que é nada mais do que o aumento dos músculos.

     

    Lembre-se:

     

    - É indicado alimentar-se de 45 minutos a 1h antes do treino;

     

    - Treino e boa alimentação andam juntos e conferem um resultado muito mais saudável do que suplementos e remédios para aumento artificial de massa muscular;

     

    - Não exagere nas porções. Para saber exatamente a quantidade de alimentos que deve consumir, consulte um nutricionista ou um instrutor capacitado. A quantidade depende muito do funcionamento do seu corpo e da intensidade dos seus exercícios;

     

    - Hidrate-se! Perdemos muito líquido quando fazemos exercícios, então é muito importante essa reposição constante. Mesmo que não tenhamos a sensação de sede, o corpo precisa de água para um bom funcionamento;