• 6 dicas de alimentação para diabéticos

    O diabetes é uma doença causada pelo excesso de açúcar no sangue. Como toda doença, se não tratada de maneira adequada, pode causar inúmeras complicações. A principal delas é a falência dos rins, não restando outra opção além do transplante. E o importante nisso tudo é saber que o controle do diabetes pode começar já com uma alimentação adequada.

    A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o principal aliado no controle da glicose no sangue. Existem remédios responsáveis por auxiliar nessa produção, além de diminuírem a absorção de carboidratos e aumentarem a sensibilidade do organismo à ação da insulina.  No entanto, antes de precisar fazer o uso de medicamentos, é altamente recomendado fazer o controle dos índices de açúcar no sangue por meio da alimentação.

    Evitar o sobrepeso é importante, por isso a pessoa com diabetes precisa manter equilíbrio em suas refeições. E esse equilíbrio começa desde o café da manhã, a refeição mais importante do dia. Separamos algumas dicas de alimentos favoráveis para manter a doença sob controle:

     

    1 – Carboidratos

    Não é proibido ingerir arroz, pães e massas, contanto que sejam integrais, pois melhoram a ação da insulina por serem ricos em fibras. Os carboidratos presentes nesses alimentos são digeridos lentamente pelo organismo, fazendo com que a glicose seja liberada lentamente no organismo. Logo, o índice glicêmico se mantém controlado.

     

    2 – Legumes e verduras

    Grandes aliados para uma boa saúde, tanto para quem não tem diabetes quanto para quem tem. A ideia é sempre manter o prato o mais colorido possível, pois esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes.

     

    3 – Frutas  

    As frutas sem dúvida são importantes para a boa saúde do corpo, mas como qualquer outro alimento, não devem ser ingeridas em excesso devido à glicose. O recomendado é de 3 a 4 porções por dia.

     

    4 – Peixes

    Salmão, sardinha, atum e outros trazem benefícios à saúde por serem ricos em ômega 3. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard apontou que esse ácido graxo melhora a sensibilidade à insulina, além de prevenir o diabetes tipo 2.

     

    5 – Fibras

    Elas retardam a absorção do açúcar, retardando o aumento da glicose no sangue.

     

    6 – Equilíbrio

    Item importantíssimo na alimentação de quem possui diabetes. Não repetir refeições e servir somente o suficiente para satisfazer a fome. Comer apenas o necessário é fundamental para uma dieta saudável.

     

    Vale lembrar que a dita alimentação adequada varia de pessoa para pessoa, por tanto, a melhor forma de adotar uma dieta segura é consultando um endocrinologista e um nutricionista. Ter sempre o acompanhamento de um profissional facilita não somente o entendimento da doença como também auxilia no controle. Com os devidos cuidados é possível, sim, controlar o diabetes e ter uma melhor qualidade de vida.

     

    Leia os textos anteriores:

    Confira por que o iodo é fundamental para a sua saúde

    Saiba o que comer no café da manhã para render bem no trabalho