• 7 dicas para ensinar as crianças a comer bem

    É normal as crianças terem maior interesse por doces, balas e salgadinhos, pois esses possuem sabores artificiais viciantes e mais prazerosos ao paladar. Mas e quando o consumo desses alimentos se torna uma barreira para as crianças terem uma alimentação saudável? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a resolver esse problema.

     

    Já falamos sobre a importância de uma boa alimentação na infância, pois ela impacta diretamente no aprendizado. As crianças precisam de nutrientes para desenvolver corpo e mente, além de que uma boa saúde no futuro começa já no presente.

     

    O importante, acima de tudo, é fazer com que a alimentação saudável seja divertido. Evite ameaças ou chantagens, pois dessa forma a criança entenderá que comer bem é uma obrigação, e não algo prazeroso que com o tempo a fará entender do quanto é importante.

     

    Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas:

     

    1- Capriche na beleza do prato

    Além de representar uma boa diversidade de nutrientes, um prato colorido sem dúvida vai despertar a curiosidade das crianças. Para ajudar, que tal formar um rostinho com os alimentos? Ou quem sabe um animal que a criança goste?

     

    2 - Não se preocupe com a limpeza

    Deixe que as crianças se divirtam e comam sem preocupação com a sujeira. A questão não é brincar com a comida e desperdiçar, mas brincar comendo, tornar o momento uma diversão. Percebem a diferença? E nessa diversão não imponha limites sobre não sujar o rosto, a roupa ou a mesa. Dê liberdade, pois o comportamento adequado a criança vai adquirindo enquanto cresce.

     

    Leia também:

    - 10 passos importantes para uma alimentação saudável

    - 10 variações de merenda saudável para as crianças

    - Saiba como o seu filho pode ter uma boa alimentação na escola

     

    3 - Oferecer algo em troca, pode?

    Como dito anteriormente, não. Isso vai ensinar a criança a sempre esperar uma recompensa por comer bem. É uma forma de chantagem que além de não ser honesta, pode passar o ensinamento errado.

     

    4 - Igualdade para todos, seja um bom exemplo

    Não adianta você oferecer legumes e verduras para a criança se logo ao lado você estiver comendo uma pizza, não é mesmo? Você é o maior exemplo para uma criança, então é preciso que você também coma bem. Os pratos devem ser iguais.

     

    5 - Proibir não é a solução

    Convenhamos, tudo o que é proibido desperta mais curiosidade e interesse, né? Se para adultos é assim, imagina para uma criança. Não adianta ter salgadinhos e guloseimas longe do alcance das mãos mas ao mesmo tempo ao alcance dos olhos. Elas vão querer, elas vão pedir. A criança e a família toda vão comer somente o que estiver na dispensa, logo, encha-a de alimentos saudáveis.

     

    6 - Interação

    Convide a criança a participar da montagem do prato, a separar e lavar os legumes. Se você é do tipo de pai/mãe que tem medo dos filhos na cozinha, aproveite a oportunidade para explicar no que pode e no que não pode mexer. Queremos que a cozinha seja um lugar familiar para a criança também, e não um local proibido.

     

    7 - Momento da família

    Evite que a criança coma antes ou depois dos pais. Sabemos que o dia a dia costuma ser corrido, mas sempre que possível, reúna a família em volta da mesa para fazer as refeições. Converse, estimule o diálogo, a participação, mostre que aquela comida e aquele momento são importantes e divertidos para todos.

     

    Fontes: Bem Estar, Mdemulher

     

    reuna