• 7 dicas para não exagerar no buffet livre

    Nem todo mundo tem a oportunidade de almoçar em casa durante a semana ou levar comida para o trabalho. A única alternativa acaba sendo almoçar em restaurantes. É aí que mora o convite perigoso para pratos cheios, calóricos e repletos de alimentos gordurosos. Mas e se conseguíssemos manter uma alimentação até mesmo nos restaurantes?

    Convenhamos, ninguém é de ferro. A menos que você já tenha a convicção muito bem estabelecida de se alimentar bem sempre, entrar em um buffet livre é um convite para colocar no prato tudo de bom que os olhos conseguem ver. Uma vez ou outra até não vai causar grande impacto, mas se você almoça fora todos os dias, bem… as notícias não são muito boas.

    Para ajudá-lo a pegar leve em restaurantes, separamos 5 dicas valiosas que vão te ajudar: Confira:

     

    1. Tempo

    Não almoce muito tarde ou tempo demais após a última refeição. Isso vai deixá-lo faminto e você vai comer mais com os olhos do que com a barriga. Prato muito cheio, repleto de alimento gorduroso e uma sensação de estufamento após o almoço. Nada bom.

     

    2. Salada

    Se você não tem o costume, faça uma forcinha. E o melhor é começar a almoçar pela salada, antes de servir pratos quentes. Ela vai ajudar a saciar a fome mais rápido, evitando que você encha demais o prato.

     

    3. Grupos alimentares

    Para que arroz e batata no mesmo prato? Para que batata com massa no mesmo prato? Esses alimentos são do mesmo grupo alimentar, então, procure comer somente um deles e de forma moderada.

     

    4. Pressa

    Não leve-a junto com você na hora de almoçar ou jantar em restaurante. Além de fazê-lo mastigar rápido e mal os alimentos, a pressa vai fazer com que você selecione os pratos quase que no automático, sem perceber a quantidade que está servindo.

     

    5. Frituras

    Procure evitar. A opção é servir de grelhados, assados ou alimentos cozidos em água e vapor.

     

    6. Carnes

    Nas carnes, evite as muito gordurosas e também de pegar um exemplar de cada tipo. Você precisa mesmo comer todas as opções disponíveis?

     

    7. Bebidas

    Evite as muito calóricas, como refrigerantes. Peça água, ou se preferir um líquido com sabor, opte por suco natural.

    É possível comer bem dentro e fora de casa, basta ter a consciência das suas necessidades. O importante é ter paciência e não cortar os alimentos da noite para o dia. Vá melhorando o seu prato aos poucos, diminuindo a quantidade e variando com o tempo. Dessa forma, o impacto não será tão grande e você não se sentirá sempre com fome ou desejo. Comer bem deve ser um prazer, não uma obrigação.