• A educação alimentar das crianças deve ser feita em parceria entre pais e escola

    Hoje em dia, “fácil como tirar doce de criança” não costuma ser uma frase tão certeira assim. O paladar infantil vai sempre pender para o lado das guloseimas, doces, frituras e lanches industrializados. É um desafio para os pais cuidarem da alimentação dos filhos, e isso deve começar desde cedo.

    O hábito saudável inicia em casa, com uma boa orientação dos pais, e estende-se também nas escolas. Esse é o papel desempenhado pela Santo Sabor, que trabalha no gerenciamento de cantinas de escolas, como é o caso do Colégio Santa Dorotéia.

    Para a diretora da Santo Sabor, Patrícia Perdomini, o desafio de vencer o mal hábito alimentar das crianças é diário. “Às vezes uma criança chega com cinco reais e quer tudo em bala”. A alternativa encontrada para não despertar tanto o interesse por comidas gordurosas e frituras foi de deixar mais à amostra os alimentos naturais e nutritivos. “A gente oferta uma variedade de produtos, como sanduíche e sucos naturais, assados. Temos confeitaria própria. Deixamos tudo bem exposto no balcão”, afirma.

    Outra alternativa encontrada pela Santo Sabor foi de não chamar a atenção com produtos muito coloridos e que estimulem o consumo. “Não usamos coisas apelativas, tipo pirulito do Ben 10, que tu sabe que a criança pequena vai ver e querer”. A missão nem sempre é fácil, principalmente quando os próprios pais não auxiliam. “Uma vez fizemos o dia sem fritura numa escola. Uma mãe ficou brava, pois era a única coisa que a filha dela comia. Frituras e enrolados de salsicha”.

    A má alimentação impacta diretamente no aprendizado infantil. Para Patrícia, esse impacto também é sentido na vida adulta. “A chave para formar a vida alimentar de uma pessoa é na infância. Hoje temos adultos tentando se reeducar para não ter doenças, e algumas vezes isso é uma tortura. Não seria se começasse desde pequeno, pois a boa alimentação deve ser um hábito, não um martírio”, conclui.

     

    Leia os textos anteriores:

    - Uma boa opção de almoço para a correria do dia-a-dia

    - Como as mulheres podem driblar a falta de tempo para almoçar bem