• A nutrição como uma parceira da alimentação saudável

    Os imediatismos da sociedade moderna provocaram mudanças negativas na alimentação da família brasileira. O livro A Cultura da Alimentação, de Karina Pinheiro, destaca o aumento na frequência de refeições feitas fora de casa e a preferência pela compra em supermercados como fatores que favorecem o consumo de alimentos industrializados. Outro agravante está no incentivo da mídia e o apelo promocional dos fast foods. Um estudo divulgado no início do ano pelo jornal El País revelou que o Brasil é o maior consumidor de fast food da América Latina, com um gasto médio de R$ 265 por habitante/ano, número que deve crescer em mais de 30% até 2019. 

    Tal disfunção da rotina familiar afeta diretamente as crianças, que se tornaram um retrato preocupante dessa nova realidade. De acordo com IBGE 15% dos jovens brasileiros entre 5 a 9 anos já está em situação de obesidade.

     

    O PAPEL DO NUTRICIONISTA:

    Fonte recorrente de atuação em questões de sobrepeso infantil, os nutricionistas são uma alternativa no combate ao problema da alimentação moderna dos jovens. Entretanto, ao mesmo tempo em que pode existir a melhoria aparente, é importante pensar sobre a forma de tratamento destas crianças: já é prática comum o método de suprir carências alimentares com a venda de suplementos artificiais – mercado que, segundo dados da IHRSA Global Report, em 2015, teve faturamento de R$1,32 bilhão e cresce 23%/ano somente no Brasil.

    Em alternativa a esta metodologia de tratamento, quem se destaca são profissionais que buscam produtos naturais e técnicas psicológicas que ajudem a melhorar todos os ambientes que a criança está inserida. Segundo a nutricionista Gabriela Kapim, é importante que o trabalho do profissional de nutrição vá além da questão prática: deve-se não apenas receitar alimentos naturais, mas conscientizar pais e filhos da importância de criar hábitos e alimentação mais saudáveis.

    Alimentação é, acima de tudo, um gesto de afeto e carinho “Alimentar é uma forma de cuidar dos filhos. ” – Gabriela Kapim