• Alimentos que previnem doenças

    Aquele clichê “coma ‘isso’ que faz bem para a saúde” parece ter fundamento. Os estudos mostram que alguns alimentos possuem substâncias ou nutrientes que fornecem benefícios especiais ao corpo. Estes alimentos, chamados “funcionais”, são considerados quase que medicamentos naturais.

    Os alimentos funcionais possuem macronutrientes e micronutrientes, somados a outros compostos que protegem o organismo contra doenças. “Os indivíduos que fazer o uso frequente destes alimentos e possuem hábitos de vida adequados aumentam sua qualidade de vida e sua proteção”, afirma Juliana Bueno, nutricionista funcional. No entanto, engana-se quem pensa que um alimento funcional pode fazer apenas bem: se usado de forma errada, pode causar problemas. “Alguns alimentos funcionais podem não ser tão indicados para algumas pessoas. É o caso do chá verde, um dos mais conhecidos alimentos funcionais, para hipertensos. É importante controlar a quantidade diária e o modo de preparo com o objetivo de reduzir o teor de cafeína”, exemplifica.

    Cada organismo funciona de maneira distinta. E, por isso, as propriedades dos alimentos funcionais atuam de acordo com cada um. “Uma dieta funciona exige exames de sangue, análises de sinais e sintomas apresentados pelo paciente e história familiar. Só assim é possível indicar os alimentos funcionais mais indicados para cada um”, finaliza.

    Conheça os principais alimentos funcionais e seus benefícios à saúde:

    Chá verde: rico em catequinas que tem ação antioxidante, prevenindo doenças como câncer.

    Gengibre: rico em gingerol que tem ação antibacteriana, antinauseante, antitumoral, antioxidante, antiinflamatória e reduz desconfortos musculares.

    Suco de uva: rico em resveratrol, que possui antioxidantes e previne doenças cardíacas.

    Alho: rico em alicina que previne doenças cardíacas, câncer e tem ação antibactericida. 

    Tomate: principalmente quando cozido, é rico em licopeno que previne doenças cardíacas e câncer de próstata.