• Benefícios financeiros atraem e retêm talentos

    No início de 2015, a empresa Kelly Services fez uma pesquisa com cerca de 4,5 mil brasileiros. Os resultados apontaram que, para 92% dos entrevistados, as questões financeiras são um critério de decisão para aceitar uma oferta de emprego. Em nosso disputadíssimo mercado de trabalho, especialmente para as gerações mais novas, benefícios como vale-transporte, combustível e refeição acabam sendo um grande diferencial.

    A compensação financeira – maior influência para os trabalhadores – vem seguida por oportunidades de crescimento profissional (73%), programas de treinamento e desenvolvimento (64%), importância da reputação da empresa (45%) e alinhamento dos valores do futuro funcionário com a marca (43%).

    Vantagens das refeições coletivas

    Um planejamento eficiente é capaz de atrair e reter talentos, bem como conquistar resultados positivos e estimular a produtividade. E um dos diferenciais desse investimento está na alimentação do trabalhador, que, ao contrário do vale-transporte, por exemplo, não é uma obrigação legal.

    Por isso, empresas que optam por esse benefício podem escolher entre diversos modelos de serviço, entre eles os restaurantes corporativos, que vêm registrando crescimento constante nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Refeições (Aberc), somente em 2012, o setor cresceu 13%.

    De acordo com o advogado Tarcisio Casa Nova Selbach, Diretor Executivo e Assessor Jurídico do Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas (SIERC), as principais vantagens de se terceirizar as refeições coletivas em uma empresa são:

    • Menor tempo de deslocamento: considerando que os trabalhadores têm, em geral, uma hora de intervalo, o menor tempo de deslocamento para fazer a refeição pode significar menos atrasos e mais produtividade.
    • Menos riscos de acidente: por estar dentro do ambiente controlado pela empresa, o colaborador corre menos riscos de sofrer acidente no trajeto.
    • Vantagens fiscais: empresas que fornecem as refeições de seus colaboradores são beneficiadas por incentivos fiscais.
    • Saúde do colaborador: quando uma empresa contrata um restaurante de refeições coletivas sério e de qualidade, fica mais fácil oferecer aos funcionários uma alimentação de acordo com as suas necessidades, na quantidade adequada e com atenção à segurança alimentar.