• Comida caseira é sempre mais saudável

    Não é de hoje que a correria faz parte da rotina das pessoas em todo o mundo. Essa pauta está em alta há anos, e uma das principais preocupações da sociedade diante dessa realidade é com a alimentação, já que a falta de tempo faz com que a maioria das pessoas busque a praticidade dos fast-foods e dos alimentos industrializados.

    Em 2013, a revista InfoMoney publicou uma pesquisa realizada pela empresa Mintel que mostra que 1 em cada 10 brasileiros compra em redes de fast-food pelo menos uma vez por dia. A consequência disso? Uma saúde cada vez pior. Um estudo do mesmo ano, publicado na revista britânica Thorax, apontou que crianças que consomem alimentos como hambúrgueres a partir de três vezes por semana apresentam mais chances de sofrer de asma ou eczema. Isso porque a gordura trans – altamente presente nesse tipo de comida – auxilia na diminuição da imunidade natural do organismo.

    Mas fique atento! A gordura trans não está presente somente em fast-foods. Ela também compõe alimentos industrializados. Portanto, cozinhar em casa não significa preparar comida congelada no micro-ondas. A opção de fazer as refeições no seu lar deve vir acompanhada de muita saúde e alimentos orgânicos, de preferência.

    Dicas para agilizar o preparo de refeições saudáveis

    • Alguns pratos podem ser preparados apenas uma vez na semana e seguem sendo saborosos mesmo após congelados. Portanto, escolha aquele dia em que você tem mais tempo para cozinhar, faça uma quantidade maior de comida e congele em porções para você aproveitar a refeição ao longo da semana.
    • Outra opção é congelar apenas um item da refeição, como o feijão, por exemplo, e ir descongelando as porções para acompanhar diferentes alimentos feitos na hora, afinal, cozinhar um arroz e alguns vegetais é bem rapidinho e você pode variar o cardápio todos os dias.
    • Planejar o cardápio da semana quando você tiver uma folga também é uma boa ideia. Assim, você não precisa parar para pensar no que irá comer quando estiver na correria do dia a dia.

    Agora, se mesmo depois dessas dicas, você não pode ou não quer preparar suas refeições em casa, ainda há uma solução. Opte por frequentar restaurantes especializados em comida caseira.

    De acordo com o aplicativo MyFitnessPal, as informações fornecidas pelos usuários sugerem que, em média, as refeições feitas em restaurantes comuns contêm 64% das calorias que uma pessoa precisa para passar o dia, além de apresentarem mais carboidratos, gorduras e 7x mais sódio. Outro dado de 2012, retirado de uma pesquisa feita pela Universidade de Cambrige, no Reino Unido, estimou que quem alimenta-se de comida caseira cinco vezes por semana tem 47% de chances de viver dez anos a mais do que os que não têm esse hábito.