• Conheça os alimentos que podem aliviar os sintomas da ansiedade

    A ansiedade é comum do ser humano. No entanto, torna-se um problema quando é excessiva. Esse quadro a medicina chama de transtorno (ou distúrbio) de ansiedade. Há uma série de alternativas de tratamentos possíveis, e aqui vamos falar de uma delas: alimentação. É possível aliviar os sintomas da ansiedade comendo bem.

     

    O transtorno de ansiedade deve ser desmistificado e cada vez mais levado a sério. Dados da ONU de 2017 apontam que o Brasil possui a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. São aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros afetados pelo problema, o que representa 9,3% da população do país. A ansiedade afeta a vida profissional e pessoal, causa danos psíquicos e também físicos.

     

    Ela age independente da racionalidade, está mais para um reflexo, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo. É por isso que uma pessoa que sofre de ansiedade não consegue controlá-la. Nesse processo, há a liberação de adrenalina, que age preparando o corpo para fugir de situações de perigo, e cortisol, que impacta o corpo de outras maneiras, como aumento de gordura corporal e fadiga do cérebro.

     

    Alguns alimentos e nutrientes podem ajudar a controlar essas reações químicas do cérebro, aliviando os sintomas da ansiedade. O magnésio e as vitaminas do complexo B, por exemplo, contribuem para a formação da serotonina, uma substância química relacionada ao humor. Confira:

     

    Vitamina C

    A vitamina C, presente na laranja, limão, morango, entre outros, ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio liberado pelo organismo em resposta ao estresse e à ansiedade. A banana, por ser rica em vitamina B6, ajuda na produção de serotonina, causando bem-estar.

     

    Ômega 3

    Trata-se de uma gordura saudável e rica em ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Você encontra ômega 3 em peixes como atum, salmão, sardinha, entre outros. Também pode consumir em castanhas e abacate.

     

    Leia também:

    - 6 dicas de alimentação para diabéticos

    - Entenda uma vez por todas o que é colesterol

    - Saiba os benefícios de cada cor dos alimentos

     

    Magnésio

    Presente em bananas, espinafre, beterraba, iogurte natural, arroz integral e aveia. A substância ajuda a relaxar, melhorando a circulação e a qualidade do sono.

     

    Complexo B

    Também são responsáveis pela produção de serotonina, substância que causa a sensação de bem-estar. Você encontra em arroz integral, pão integral, aveia e vegetais verdes em geral.

     

    Triptofano

    Mais substância responsável pela produção de serotonina. Entre os alimentos que você pode consumir estão frango, ovos, queijo, amendoim, cacau e chocolate amargo.

     

    O que não comer

     

    Quando falamos de alimentos que ajudam a combater os sintomas da ansiedade, também precisamos analisar o oposto. Quais é preciso evitar para não potencializar os sintomas? Todos aqueles que são estimulantes e possuem alta concentração de cafeína ou açúcar. Alguns exemplos são:

     

    - Doces

    - Sucos industrializados, refrigerantes e energéticos

    - Café, chá mate, chá preto

    - Bebidas alcoólicas

    - Gorduras, fast-food em geral e comidas industrializadas

     

    Além da alimentação saudável, indicamos outros hábitos que podem ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade, como controlar a jornada de trabalho, investir em momentos de lazer e praticar atividades físicas.

     

    É importante frisar que esse texto não tem o intuito de mostrar uma solução única, mas sim uma alternativa de tratamento. Cada pessoa é afetada pelo transtorno de ansiedade de uma maneira diferente, por isso, é importante sempre buscar uma ajuda profissional para adotar o tratamento mais adequado.

     

    Fontes: ZH, Minhavida, Revista Galileu