• Estado de completo bem-estar físico mental e social

    No dia 7 de abril, o mundo comemora o dia Mundial da Saúde, ou seria dia Mundial de combate as doenças?

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Nesse sentido a Sabor Caseiro propõe uma reflexão aos seus clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade em geral: Estamos cuidando da nossa saúde ou apenas combatendo doenças causadas pelos nossos hábitos de vida?

    Segundo o Ministério da Saúde as principais causas de morte no Brasil estão diretamente ligadas ao novo estilo de vida adotado pela sociedade. Tidos como malefícios da sociedade moderna, o estresse, a alimentação inadequada e o sedentarismo são os três principais fatores de aumento de enfermidades no Brasil e no Mundo conforme relatório divulgado em 2010 da OMS. Corroborando para esse cenário ruim, o IBGE apontou em pesquisa recente que apenas 15% dos brasileiros praticam atividade física regular, e a grande maioria da população procura o médico depois de adoecer e não como forma de prevenção.

    Apesar do ritmo acelerado e todos os agravantes trazidos pelo cotidiano moderno, algumas cidades ao redor do mundo vão na contramão desses dados e estão se tornando protagonistas em qualidade de vida. Conforme os jornais norte-americanos The Guardian e The Economist, as cidades de Singapura, Tóquio, Perth (na Austrália), Copenhagem e Monaco tornaram-se referência em saúde nos últimos anos. Atributos como a manutenção da limpeza da cidade, o uso de bicicletas como meio de transporte, um sistema de saúde público eficiente e focado na prevenção e a redução de emissão de gases poluentes são apontados como diferenciais para que as pessoas dessas cidades tenham mais e melhor tempo de vida.