• Férias: Tempo de boa alimentação

    Durante o período de férias é comum o aumento do número de festividades e consequentemente a ingestão de alimentos e bebidas em excesso. Crianças em férias escolares consomem mais açúcar e  menos vegetais do que no resto do ano. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia e publicado na revista científica Journal of School Health.

    Entretanto, o período de recesso também pode ser um bom momento para tornar as horas ociosas numa aliada à saúde. Se ao longo do ano de trabalho as pessoas reclamam da falta de tempo para realização de atividades prazerosas como cultivar relacionamentos e alimentar-se de maneira saudável, é justamente no período das férias que o tempo vira um aliado para praticar hábitos mais saudáveis.

    Um estudo realizado na Universidade de Ontário, no Canadá, apontou que casais que dividem tarefas como lavar a louça e cozinhar são mais tranquilos e felizes em comparação aos que não dividem. A revista brasileira  Men´s Health brasileira apresentou uma pesquisa com dois grupos de casais, o primeiro grupo de casais que cozinham juntos: 83% tem um relacionamento excelente, 45% comunicam-se bem e não brigam e 58% têm uma vida sexual satisfatória. O segundo grupo de casais que nunca cozinharam junto: 26% admitiu ter um relacionamento excelente, 19% comunicam-se bem e não brigam e apenas 30% tem uma vida sexual satisfatória.

    Além de melhorar relacionamentos, a prática de cozinhar também pode trazer mais saúde para toda a família. Segundo a professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília Kênia Mara Baiocchi é sempre preferível comer em casa, sendo a hora de escolher as compras no supermercado a mais fundamental para garantir melhor qualidade de vida. Aproveite as férias para melhorar seus hábitos!