• Mais alimentação saudável, menos medicamentos

    Os alimentos orgânicos são aqueles livres de agrotóxicos, hormônios e outros aditivos químicos. Isso os torna muito mais saborosos e saudáveis, ajudando o nosso corpo a ficar mais forte e capaz de se proteger de diversas doenças sem a ajuda de medicamentos.

    Para a maioria da população, o grande impeditivo ao consumo de alimentos orgânicos no Brasil, hoje, é o preço. Em função da falta de uma política de incentivo para a produção de orgânicos, o valor desses produtos acaba ficando acima do convencional. Mas é preciso pensar no equilíbrio das contas. Isso quer dizer: você pode gastar mais e dar mais importância à sua alimentação e, assim, pode diminuir a compra de remédios.

    Você já parou para pensar que gastar mais com alimentos orgânicos e menos com medicações pode ser uma troca que vale a pena?!

    Benefícios

    Sem a interferência dos produtos químicos, as propriedades dos orgânicos fazem mais efeito no organismo. De acordo com Sônia C. Stertz, Doutora em Tecnologia de Alimentos, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos/PR, esses alimentos naturais são mais ricos em antioxidantes – que desaceleram o envelhecimento e diminuem os riscos de doenças crônicas – e em minerais, como o magnésio e o ferro.

    Preço Alto?

    De uma forma geral, os alimentos orgânicos comprados em supermercados ou lojas especializadas são mais caros. No entanto, várias capitais do Brasil sediam feiras orgânicas que apresentam preços muito justos, às vezes, até mais baratos do que os das feiras convencionais. Além disso, trocar o gasto com medicamentos em prol de uma dieta mais saudável pode ser um ótimo negócio, não é?!

    Efeitos do Agrotóxico

    Agenor Álvares da Silva, diretor da Anvisa, alerta que o acúmulo de agrotóxicos no organismo pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas. Heloísa Pacheco, coordenadora do ambulatório de Toxicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, complementa que tais doenças podem ser neurológicas, endócrinas, imunológicas e até atingir os órgãos reprodutores, causando infertilidade e câncer.

    Política de Incentivo

    Além de fazer bem para o organismo, a produção de orgânicos incentiva a geração de renda no campo e não agride o meio ambiente. No entanto, não é novidade que o governo brasileiro não oferece subsídios para esse tipo de desenvolvimento econômico. Por isso, os agricultores interessados em investir nesse negócio deparam-se com problemas como falta de financiamentos e alto custo de produção, uma legislação que só atende os grandes produtores, poucas pesquisas e dificuldade na comercialização.

    Diante de todas essas informações, você é capaz de entender o que é melhor para o seu organismo. Ainda assim, se você quiser aprofundar-se no assunto, clique aqui, aqui, aqui e aqui.

    Informe-se mais e faça a sua escolha!