• Novembro Azul: Nós apoiamos essa causa.

    Embora o Novembro Azul tenha nascido em detrimento do dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, este movimento não tem como finalidade exclusiva alertar e conscientizar o público masculino sobre esta doença. Mas principalmente para todas as enfermidades passiveis ao homem, como o câncer nos testículos e até mesmo a depressão masculina, que cresce anualmente. 

    O Movimento adotou o bigode como símbolo para desmistificar os preconceitos que o homem tem em relação aos cuidados com a sua própria saúde. Conforme o ex-coordenador Nacional de Saúde dos Homens do Ministério da Saúde Eduardo Chakora, o preconceito é só uma das causas pela menor longevidade do homem se comparado ao sexo oposto. No primeiro Simpósio de Atenção Integral a Saúde do Homem realizado em novembro de 2014 e promovido pelo Ministério da Saúde, Chakora observou que a população masculina do Brasil correspondia a 48,7%,e que vivia em média sete anos a menos do que as mulheres.

    Corroborando com o dado anterior, está comprovado que os homens representam maior mortalidade do que as mulheres em quase todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoas adultas no país duas são de homens, sendo que entre os 20 e 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres. Dentre as causas socioculturais responsáveis pelos índices elevados, Chakora destacou o alto consumo de álcool e outras drogas e a falta da prática de atividades físicas.

    No ponto de vista do diretor da Sabor Caseiro, Aloísio Perdomini, melhorar os hábitos de vida é fundamental para que esses dados alarmantes deixem de ser uma realidade. “A perda do preconceito nos exames médicos, a alimentação mais balanceada e a prática de exercícios regulares são a melhor forma de combater nossas doenças. “ – Ressalta o diretor da Sabor Caseiro.