• Obesidade: os malefícios e dicas para combatê-la

    Especialistas atribuem o aumento de peso dos brasileiros a fatores econômicos, culturais, genéticos e, especialmente, alimentares. O estresse e falta de exercícios também estão fortemente ligados à obesidade. Vamos conversar um pouco sobre esse assunto importante? Separamos algumas dicas para dar os primeiros passos no combate à obesidade.

    Um estudo epidemiológico feito no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em colaboração com a Universidade de Harvard, estima que até 2025 o Brasil terá mais de 29 mil casos de câncer ligados à obesidade por ano. Esse número representa 4,6% de todos os novos casos da doença no país. Quando o assunto é alimentação, o estudo aponta os alimentos ultraprocessados como causadores da obesidade, pois são altamente calóricos, contém níveis elevados de açúcar, sal e gordura.

    Malefícios

    São muitos os malefícios que afetam a nossa saúde, tanto a curto prazo quanto a longo prazo. A obesidade causa hipertensão, enfermidades cardiovasculares, diabetes, distúrbios hepáticos, alterações no sono, problemas nos ossos e articulações, dificuldades na prática de esportes, tarefas simples do dia a dia e, como dito anteriormente, câncer. Além dos aspectos clínicos, também afeta o psicológico da pessoa, causando baixa autoestima e por vezes até depressão.

     

    5 dicas para evitar a obesidade

     1.       Exercícios

    É a prática mais comum para evitar tanto a obesidade quanto o sobrepeso. E não estamos falando de exercícios pesados. Escolher subir uma escada ao invés de usar o elevador, caminhar algumas quadras ao invés de pegar ônibus, manter-se ativo sempre que possível, tudo isso já pode fazer muita diferença para o corpo. O sedentarismo é um dos piores inimigos da saúde física, por tanto, mexa-se! Para ajudar, dê olhada em 9 dicas para emagrecer com exercícios físicos.

     2.       Alimentação

    Item primordial de qualquer lista que fale sobre saúde e controle de peso. Você não precisa cortar tudo nas refeições ou até mesmo não ter mais prazer ao comer. É difícil obter todos os nutrientes necessários em uma dieta restrita, sendo preciso fazer a reposição por meio de suplementos. A questão é: você não precisa fechar a boca, basta passar por uma reeducação alimentar. Coma quando tiver vontade, não o tempo todo. Você pode ler mais sobre isso no texto alimentação intuitiva: o que é e dicas de como segui-la.

     3.       Beba água

    Às vezes, é possível confundir a falta de água em nosso organismo com fome. Beber água é importantíssimo para bom funcionamento de todas as atividades do nosso corpo. Mantenha-se hidratado, independentemente da estação. Mas preste atenção, não caia no conto dos dois litros diários. Não esqueça de que há água em todos os alimentos que ingerimos durante o dia, então, você não precisa beber dois litros. Mais do que isso você corre o risco de sobrecarregar os rins.

     4.       Hábitos alimentares

    A correria do dia a dia muitas vezes nos leva a comer alimentos industrializados. E não vamos mentir, muitos são deliciosos e despertam o interesse do nosso paladar. Mas tente fugir deles, comece aos poucos. Coloque variedade em seu cardápio, alimentos naturais, frutas e legumes. Como o título diz, é uma questão de hábito. Um prato colorido e nutritivo é a reposta para saciar a fome e comer de maneira correta. Confira mais detalhes sobre isso em nosso texto saiba os benefícios de cada cor dos alimentos.

     5.       Acompanhamento profissional

    É importante você contar com a ajuda de médicos nesse processo, especialmente se você encontra dificuldades tanto genéticas quanto psicológicas de manter o peso ideal. Somente eles podem dizer com segurança a forma adequada de se alimentar, os exercícios a serem feitos, os hábitos a serem adquiridos. Para muitas pessoas emagrecer não é fácil, por isso jamais acredite em dietas milagrosas lidas na internet. Combata a obesidade de maneira segura e saudável.

     

     

    Fontes: Clicrbs, Revista Veja, Bem Estar