• Receita de produtividade

     

    Assim como em qualquer área da vida, uma boa alimentação tem grande impacto em nosso desempenho profissional. Segundo o livro Food at Work: workplace solutions for malnutricion, obesity and chronic diseases (em português, Alimentação no trabalho: soluções para má nutrição, obesidade e doenças crônicas), a nutrição balanceada de uma equipe pode aumentar em até 20% a produtividade da empresa. Por outro lado, a obra do cientista norte-americano Christopher Wanjek revela que a obesidade pode reduzir em até 50% o rendimento do colaborador, enquanto a anemia responde por uma queda de até 17% da capacidade produtiva de quem depende das mãos para realizar seu trabalho; se a atividade for intelectual, a perda é de 5% – uma taxa menor, mas ainda significativa.

    Estes dados trazem consigo a comprovação de uma tese que muitas empresas brasileiras já adotaram: trabalhador bem alimentado é sinônimo de lucro. “Ao diminuir a incidência de doenças crônicas e desnutrição por meio da oferta de uma alimentação balanceada, o empregador combate o absenteísmo e aumenta a produtividade e a satisfação do colaborador. Com mais saúde, o funcionário também está menos exposto a acidentes de trabalho”, defende Luciana Wagner, nutricionista da Sabor Caseiro.

    Mas uma nutrição adequada não está ligada apenas à oferta de alimentos. A empresa precisa estar atenta também aos hábitos alimentares de seus colaboradores. “Comer não se resume a ingerir calorias. É preciso ingerir os alimentos de forma correta e balanceada”, diz Luciana. Segundo ela, muitas doenças atuais têm origem nas dietas modernas, como o fast food, rico em açúcares e carboidratos de fácil digestão e altamente calóricos, mas que satisfazem o organismo por poucas horas. “Isto quer dizer que a pessoa come uma quantidade excessiva de calorias, muitas vezes bem mais do que consegue gastar, e em poucas horas está com fome de novo. O resultado disto: quilos a mais”.

    Restaurantes corporativos são uma das principais opções

    Para grande parte das empresas que têm a alimentação em seu pacote de benefícios, os restaurantes corporativos são uma alternativa prática e vantajosa. Podendo optar pelo serviço de refeições transportadas ou pela administração completa da cozinha, a empresa que adota a terceirização das refeições consegue manter o foco em seu negócio e, ao mesmo tempo, promover a saúde e a qualidade de vida de sua equipe em parceria com um fornecedor especializado.

    Segundo Luciana, a alimentação servida em um restaurante no local de trabalho beneficia a todos os perfis de colaborador, desde aqueles que fazem questão de manter uma dieta saudável, até os que não têm nenhuma preocupação com isso. “Oferecer opções de refeições e lanches de qualidade dentro da empresa é uma maneira eficaz de elevar a satisfação de quem já é mais consciente e de ajudar a colocar na linha quem ainda não tem um compromisso com a própria saúde. Se a empresa pode assumir este papel, por que não?”, questiona a nutricionista.

    De fato, para empresas realmente comprometidas com o bem-estar de seus colaboradores, é bem mais coerente optar pelo restaurante corporativo. Na contramão disto está um grande número de organizações que preferem a praticidade do vale-refeição a se responsabilizar pela alimentação adequada do funcionário. “A pessoa acaba fazendo sua refeição em estabelecimentos próximos ao trabalho que muitas vezes não têm um serviço de qualidade. A empresa oferece um benefício financeiro que nem sempre se traduz em benefício para a saúde”, lembra Aloisio Perdomini, diretor da Sabor Caseiro.

    Neste contexto, cresce a importância do Departamento de Recursos Humanos como uma sentinela da saúde nutricional do colaborador. Para Aloisio Perdomini, a parceria entre fornecedor de refeições e RH é essencial para que o serviço seja bem-sucedido. “É um trabalho conjunto. As questões do dia a dia dos gestores de RH, como rotatividade, absenteísmo, satisfação interna e clima organizacional, têm uma ligação muito forte com os benefícios do funcionário, e a alimentação faz parte disto. É por isso que sempre procuramos estabelecer com nossos contratantes uma relação estreita, de cumplicidade, pois o objetivo deles é o nosso também. Trabalhamos pela produtividade da empresa e pela qualidade de vida do colaborador, essa é nossa missão”, finaliza.