• Saiba como evitar os agrotóxicos na sua alimentação

    O Brasil é, desde 2008, o maior consumidor de pesticidas no mundo todo. Há uma lista de pelo menos 14 tipos de venenos utilizados pela nossa agricultura e que já foram proibidos na União Europeia (UE) e Estados Unidos. Segundo pesquisas internacionais, esses 14 venenos podem causar câncer, má formação fetal, problemas pulmonares e distúrbios hormonais. Até o momento, somente cinco tipos de agrotóxicos foram banidos aqui e outros dois foram mantidos no mercado, mas com restrições de uso.

    A crença popular diz que uma das soluções para evitar os danos causados pelos agrotóxicos é lavar os alimentos com vinagre. Especialistas afirmam ser inútil, pois os defensivos agrícolas também podem ser absorvidos e ficar dentro desses alimentos. Outro equívoco é associar produtos hidropônicos e processados como sendo mais naturais. Há diferenças importantes entre eles. Saiba o que evitar:

    • Hidropônicos: alerta vermelho. São vendidos com o aspecto de alimentos limpos e naturais.  A produção é sem a presença do solo e em ambiente protegido, como estufas. O problema está na água utilizada para essa prática. Ela contém soluções químicas para a nutrição do alimento e tratamento de eventuais pragas. Essas soluções são nocivas à nossa saúde.
    • Processados: alerta amarelo. Esses produtos são lavados, cortados e embalados para facilitar a vida do consumidor. Isso acaba passando uma ideia de que são naturais. No entanto, continuam sendo verduras e legumes convencionais, ou seja, também recebem agrotóxicos, têm baixo valor nutritivo e alto nível de toxidade. A diferença é que já foram pré-selecionados pela indústria.
    • Orgânicos: sinal verde. A sinalização da palavra na embalagem, juntamente com o selo de uma Instituição Certificadora, significa que o alimento é isento de substâncias nocivas à nossa saúde. A produção de alimento orgânico dispensa produtos químicos sintéticos, modificação genética, o uso de pesticidas e fertilizantes químicos.

    A aparência de legumes, verduras e frutas também pode ser um indicativo do uso de agrotóxicos. A exemplo, um cacho com bananas homogêneas, todas com a mesma cor e tamanho. Aquelas que apresentam diferenças ou pequenos machucados tendem a ser mais naturais. Por isso, a maneira mais segura de selecionar um alimento é verificando a sua procedência (pequenos produtores são uma ótima opção) e se está indicado como orgânico na embalagem. Você também pode acessar nossa matéria sobre as feiras orgânicas de Porto Alegre e descobrir uma perto de você. 

    Fontes: Carta Capital, Terra, G1

     

    Leia os textos anteriores:

    Atividades extracurriculares ajudam no crescimento intelectual da criança

    Saiba como manter a rotina alimentar nas férias escolares