• Saiba qual a importância da alimentação pós-parto

    A alimentação adequada é importante não somente durante a gravidez. É necessário cuidado também no período pós-parto, pois tudo o que a mãe ingerir estará no leite que vai alimentar o neném. A qualidade desse leite está diretamente ligada ao seu bom desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Confira a seguir algumas dicas importantes.

                    Conforme a Drª Flávia Felippe, nutricionista e diretora do Leve Flávia Felippe, hoje, a nutrição se guia nos chamados mil dias da criança. “A Organização Mundial da Saúde diz que da hora em que a mulher engravida, até os dois anos de idade do bebê, ela vai fazer uma programação genética para que essa criança passe a não ter doenças”. Se a criança tem uma tendência à hipertensão, diabetes ou obesidade, por exemplo, uma alimentação saudável é capaz de modificar esse quadro.

    Explicamos 5 mitos alimentares 

                    Durante esse período de mil dias, alguns alimentos são definitivamente proibidos. “A mãe tem dois anos para introduzir na vida do bebê tudo de bom. Então, nada de refrigerantes, doces, frituras, enlatados, comidas artificiais em geral. Os alimentos industrializados, por exemplo, têm muito sódio, e o sódio ajuda a elevar a pressão”, afirma. Nesses primeiros dois anos, o organismo da criança é sensível e está em formação, por isso o alimento que a mãe ingere durante a amamentação e também o que oferece após esse período é de fundamental importância.

                    Para Flávia, o hábito alimentar dos pais é determinante no processo. “Educação alimentar é como educação em casa. Tem que começar desde cedo dando um bom exemplo”. Ela diz que se os pais tiverem nos armários somente alimentos gordurosos, é isso o que a criança vai se acostumar a comer. “Se a sobremesa da casa for sempre doce, ela não vai ter vontade de comer frutas”.

                     O trabalho como nutricionista já lhe permitiu encontrar crianças e adolescentes com hipertensão e colesterol alterado. “Isso não acontecia anos atrás, e é muito preocupante. De onde vem isso? Do erro alimentar no período de amamentação, e na introdução dos hábitos alimentares da casa. O ambiente é muito mais definidor do que a própria genética”, explica.

     

    Lembretes:

    - Ofereça frutas e vegetais dos mais variados tipos

    - Faça pratos coloridos

    - Tenha refeições ricas em fibras

    - Coma proteína animal variada (carne vermelha, frango e peixe)

    - Beba bastante água durante o período de amamentação

    - A criança aprende a comer o que os pais têm o hábito de comer

    - Alimentação adequada na infância garante uma vida adulta saudável