• Seu corpo sabe do que precisa

    O corpo precisa de energia para manter-se em movimento e da nutrição adequada para realizar todas as funções necessárias para a sobrevivência humana. Isso significa que os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e os micronutrientes (vitaminas e minerais) são fundamentais para manter qualquer organismo saudável.

    Os carboidratos são fonte de energia e fazem o metabolismo funcionar adequadamente. Já as proteínas são responsáveis pela manutenção de músculos, sangue, pele, ossos, tecidos e órgãos. A gordura, por mais que não deva ser ingerida em excesso, ajuda no transporte dos nutrientes aos devidos lugares. E as vitaminas e minerais, por sua vez, são compostos que, mesmo consumidos em pequenas quantidades, fazem muito bem à saúde.

    De acordo com a nutricionista Elisane Cesca, “a forma como o corpo reage à falta dos nutrientes varia de acordo com cada um”. Ainda assim, alguns sinais desse tipo de deficiência são bem comuns e podem aparecer em qualquer pessoa.

    Sinais da Deficiência de Carboidratos: Cansaço, tontura, irritabilidade, ansiedade, insônia, depressão, mau hálito e constipação.

    Sinais da Deficiência de Proteínas: Redução da massa e do tônus muscular, dores musculares e nas articulações, queda de cabelo, desnutrição, edema, má cicatrização de feridas, depressão, ansiedade, distúrbios do sono e alterações de humor.

    Sinais da Deficiência de Gorduras: Baixa do sistema imunológico, fome exagerada, intolerância ao frio e deficiência de vitaminas lipossoluveis (A, D, E e K).

    Outras necessidades que o corpo demonstra com clareza são a fome e a sede. Segundo especialistas, ao eliminarmos 0,5% do nosso peso em água – por meio do suor, da urina etc. –, uma das características é ficarmos com a boca seca. Isso significa que o cérebro está alertando o organismo para a falta de líquidos e hidratação. E quando o estômago começa a “roncar” e aquela dor de cabeça chata aparece, a taxa de açúcar no sangue está baixa e o combustível para manter as funções vitais está acabando.

    Fome x Vontade de comer

    Quando estamos tristes, nervosos ou irritados, buscamos, nos doces e nas comidas gordurosas a sensação de bem-estar que falta. E os estímulos externos contribuem. Mesmo que não estejamos com fome, aquele cheirinho da pizza do vizinho desperta o apetite.

    “É necessário canalizar essa vontade para outra ocupação que dê prazer, como trabalhos manuais, leitura ou passeios. Manter disciplina em relação à quantidade, horários e tipo de alimentos a serem consumidos é fundamental. O autocontrole e bom senso são as melhores companhias. Tudo é permitido, menos os excessos”, conclui Elisane.