• Veganismo e sustentabilidade

    O termo vegan foi pensado em 1944, na Inglaterra, por Donald Watson. Nessa época ele criou a The Vegan Society, a mais antiga sociedade vegana do mundo. A diferença entre veganismo e vegetarianismo é que o primeiro abole o consumo de qualquer subproduto de origem animal, incluindo carnes, leite, ovos e até mel. Em pesquisa feita em 2012, o Instituto Ibope apontou que 8% da população brasileira, cerca de 16 milhões de pessoas, se declarou vegetariana. Não há dados específicos no Brasil sobre veganismo, apenas estimativas de que desse grupo, aproximadamente cinco milhões sejam veganos.

    Engana-se quem pensa que a filosofia do movimento tem como base somente a defesa dos direitos dos animais. Veganos buscam também uma dieta mais saudável e uma vida mais sustentável nos alimentos e artigos que consomem. Um exemplo dessa alimentação se dá por produtos livres de agrotóxicos, ou seja, comida orgânica. Em relação aos alimentos industriais, os orgânicos são mais ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. Além de ajudarem a diminuir os riscos de gripes, infecções, diabetes, obesidade, câncer e outras doenças, também são mais saborosos.

    No passado, a maior dificuldade das pessoas era o acesso a esses alimentos orgânicos por falta de opção. Hoje o mercado soube se adaptar à nova tendência e oferece mais alternativas ao monopólio alimentício das grandes empresas. No Brasil, a Samurai Organic Foods foi a primeira a obter o selo vegano-orgânico da Ecocert, organismo de inspeção e certificação agrícola. Empresas como Superbom, Surya, Toffuti e Mãe Terra também se destacam na produção de alimentos orgânicos.

    Porto Alegre já faz parte dessa indústria. O hábito por uma alimentação mais saudável abriu as portas para o investimento em pequenos negócios com as feiras ecológicas, por exemplo, que oferecem alimentos diretamente dos produtores da área rural da capital e interior do Estado. Restaurantes veganos também ganharam visibilidade e hoje são uma ótima alternativa para quem busca uma dieta mais saudável. Confira algumas opções de restaurantes veganos em Porto Alegre.

    O Sabor Caseiro compreende que os hábitos de vegetarianos e veganos contribuem para uma sociedade mais saudável, e é por meio dos seus alimentos que incentiva quem está começando aos poucos a seguir essa filosofia de vida.

     

    Leia os textos anteriores:

    Dicas de alimentação saudável para crianças

    Má alimentação impacta diretamente no aprendizado infantil