• Aos cozinheiros, nossa homenagem

    Eles passam horas bolando receitas que agradem a paladares exigentes. Transformam ingredientes simples em saborosos banquetes. Muitas vezes trabalham enquanto a maioria se diverte. Colocam dedicação, carinho e um pouco de arte em cada prato, nutrindo não apenas o corpo, mas também a alma de quem come.

    Estamos falando, é claro, dos cozinheiros, cuja data se comemora neste 10 de maio. Nada mais justo para uma atividade que provavelmente surgiu com o domínio do fogo pelo homem, há milhares de anos. Desde então, quanta evolução. Saber combinar temperos e alimentos tornou-se profissão das mais importantes. Hoje, “chefs” são tratados como celebridades, culinária e gastronomia dão nome a cursos universitários. E o que costumava ser feito só por lazer virou o trabalho principal de muita gente.

    É, não há dúvidas de que a profissão de cozinheiro passa por um momento de valorização jamais visto, mas a realidade é que o glamour dos programas de televisão e das revistas ainda é para poucos. No Brasil e no mundo, em grandes restaurantes ou em pequenos bistrôs, em cozinhas caseiras ou industriais, o que predomina são milhares de cozinheiros anônimos – mas não por isso menos talentosos – pilotando fogões, coordenando equipes, administrando processos. Saber o que colocar na panela é só uma parte do trabalho destes multifacetados profissionais.

    É a eles – a vocês – que queremos dedicar este texto. No Dia do Cozinheiro, a Sabor Caseiro homenageia e agradece a todos aqueles que escolheram o alimento como matéria-prima de sua profissão, que elegeram a cozinha como espaço para a produção de sua arte. Muito obrigado por nos proporcionar um dos maiores prazeres da vida.