• As opções de quem não quer comer carne


    Como vimos na última edição do Especial +Sabor, A carne nossa de cada dia, a carne, se consumida com equilíbrio e moderação, não representa riscos à saúde. Mesmo assim, há quem opte por bani-la completamente da dieta. Mas você sabia que existem várias maneiras de fazer isso? Há os que não comem carne, mas não têm restrições em relação a ovos e derivados do leite. Há quem corte apenas a carne vermelha e continue comendo peixe e frango. E há, claro, os radicais, que cortam tudo mesmo. Conheça os tipos de vegetarianos:

    Ovolactovegetarianos
    Não comem carne de nenhum tipo, mas consomem ovos, leite e derivados. Em geral, quando alguém diz que é “vegetariano”, é essa dieta que ele segue.

    Lactovegetarianos
    Provavelmente o mais numeroso dos grupos, já que essa dieta é predominante no sul da Índia – por razões religiosas. Nada de carne, mas leite e derivados estão liberados. O ovo é terminantemente proibido, por conter a “vibração da vida”.
     
    Vegans
    Não consomem nada de origem animal: carne, ovos, leite, mel. Roupas de couro, lã e seda também estão proibidas.

    Semivegetarianos
    Aquelas pessoas que afirmam ser vegetarianas, mas abrem exceções para peixes ou aves. São vistos com desdém pelos outros grupos. A principal razão para essa dieta, que recusa só a carne vermelha, é o cuidado com a saúde.
     
    Macrobióticos
    Dieta tradicional japonesa, que pode ser vegan, ovolactovegetariana ou incluir peixe. Há várias restrições – a dieta acompanha as estações do ano, o cardápio tem que incluir uma árvore toda, da semente ao fruto. Como foi elaborada no Japão, a macrobiótica não contempla a realidade brasileira (as estações do ano, por exemplo, são diferentes aqui). Isso pode levar a deficiências alimentares.
     
    Crudivorismo
    Só comem vegetais crus. É preciso cuidado com essa dieta, porque ela exclui os grãos, que são as melhores fontes de proteína e ferro dos vegetarianos. Há risco de desnutrição.
     
    Frugivorismo
    Os frugivoristas não só rejeitam carne, como evitam machucar ou matar vegetais. Por isso, comem apenas aquilo que as plantas “querem” que seja comido: frutas e castanhas. Consideram o consumo de folhas, caules e raízes uma violência. A dieta não é das mais saudáveis, já que é pobre em proteínas e em minerais.

    Fonte: Revista Superinteressante