• As Pancs podem fazer parte de uma dieta orgânica

                A dieta orgânica é balanceada e rica em nutrientes que auxiliam na boa saúde do corpo. Por muito tempo a baixa variedade desses alimentos foi uma barreira para quem optou por ser vegano ou vegetariano. Hoje, além de existirem empresas que produzem alimentos orgânicos e diversos restaurantes especializados em cardápios para esse tipo de alimentação saudável, há uma aliada que vem ganhando atenção nos últimos anos: as Pancs.

                Plantas alimentícias não convencionais, ou Pancs, são aquelas plantas comumente encontradas em jardins, quintais, hortas e até mesmo nas calçadas, mas que temos o hábito de pensar que são apenas mato ou erva daninha. O estudo foi feito pelo biólogo Valdely Kinupp, que escreveu o livro Plantas alimentícias não convencionais no Brasil, lançado em 2014. Servindo como uma espécie de guia, o livro aponta aspectos nutricionais, apresenta receitas ilustrativas e tem um catálogo com 351 espécies que podem ser consumidas no dia a dia.

                Recentemente as Pancs foram pauta na última edição do MasterChef Brasil. A chef e jurada Paola Carosella é uma grande entusiasta e conhecedora do assunto. Na oportunidade ela mostrou como é possível criar pratos e temperos saborosos com plantas pouco conhecidas, como tupinambo, cevadinha, hibisco, lírio do brejo, entre outros. As Pancs vêm sendo bastante usadas por restaurantes especializados, mas ainda estão pouco presentes no prato do brasileiro. De fácil acesso e grande valor nutricional, elas são uma ótima opção para quem segue ou deseja seguir uma alimentação saudável e mais natural.

                A Sabor Caseiro separou algumas Pancs e receitas que você pode facilmente fazer em sua casa:

     

    • Bertalha 

    Rica em vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro. Pode ser ingerida crua ou refogada, substituindo espinafre e couve. Confira uma receita aqui.

     

    • Cevadinha 

    Auxilia no tratamento de inflamações do aparelho digestivo, evita problemas intestinais, favorece o rejuvenescimento dos tecidos e garante boa calcificação dos ossos. Confira uma receita aqui.

     

    • Tupinambo 

    Pode ser usado como substituto da batata. Favorece a digestão, o bom funcionamento da flora intestinal, controla a glicemia (bom para diabéticos) e reduz o colesterol. Confira uma receita aqui.

     

    • Dente-de-leão

    Possui sete vezes mais fitonutrientes do que o espinafre, é grande fonte de vitamina A e C, ajuda no tratamento de doenças hepáticas, gota, reumatismo e problemas de pele. Confira uma receita com Dente-de-leão aqui.

     

    Leia os textos anteriores:

    Veganismo e sustentabilidade

    Dicas de alimentação saudável para crianças