• Capital gaúcha tem menor índice de vegetarianos do Brasil

    Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Vegetarianismo (1º/10), o Target Group Index, do IBOPE Media, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a prática do vegetarianismo no Brasil. Como era de se imaginar, Porto Alegre confirmou a fama do povo gaúcho de não abrir mão da carne em suas refeições: a região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul apresentou o menor índice de vegetarianos entre todas as regiões pesquisadas. Os dados fazem uma boa complementação à última edição do Especial +Sabor, publicada no final de setembro.

    Veja os principais resultados:

    • No total, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas do país se declara vegetariana.
    • Há mais vegetarianos na faixa etária de 65 a 75 anos, em que o percentual chega a 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é de 7%, assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.
    • A maior concentração de vegetarianos do país está em Fortaleza (CE), onde 14% da população afirma ser adepta.
    • Em seguida aparece Curitiba (PR), com 11% de seus moradores praticantes do vegetarianismo.
    • Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) têm 10% da população vegetariana. Em Belo Horizonte (MG), o percentual é de 9%.
    • São Paulo (SP) e Salvador (BA) aparecem abaixo da média nacional, com 7% da população vegetariana.
    • O menor índice ficou mesmo com Porto Alegre (RS), que registra 6% de vegetarianos entre a sua população.

    Sobre a pesquisa
    O Target Group Index é um estudo single source sobre comportamento e o consumo de produtos, serviços, mídia, além de estilo de vida e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com 18 anos ou mais, que realizaram compras nos últimos 30 dias. O período de campo foi de fevereiro de 2011 ao mesmo mês em 2012.