• Em dia com a pressão arterial

    Mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão e a grande maioria demora até descobrir o problema. De acordo com os médicos, a doença está intimamente vinculada aos maus hábitos alimentares das pessoas e, por isto, pequenas mudanças no cardápio, aliadas à prática de exercícios físicos, podem fazer grande diferença na saúde de quem está propenso a apresentar a enfermidade.

    Conheça alguns alimentos que podem ajudar bastante a manter a pressão sob controle:

    Farelo de trigo

    Grãos e cereais dificultam a absorção de gorduras e colesterol ruim nas paredes dos vasos sanguíneos. O farelo de trigo, em especial, ajuda na limpeza dos vasos e, de quebra, ainda tem outras propriedades nutricionais, como o zinco e vitaminas do complexo B. Não sabe como comer? Fácil! Misture duas colheres de sopa nas bebidas com leite ou salpique no seu almoço ou jantar.

    Morango

    O morango (e outras frutas vermelhas) contém um antioxidante chamado antocianina, que atua na redução do colesterol ruim e aumento do bom. E comer morangos é tão bom que nem vai dar trabalho incluí-lo no seu dia a dia, certo?

    Semente de abóbora

    Aqui no Brasil temos o costume de jogar fora esta preciosidade. A semente de abóbora é rica em vitaminas A e E, fibras, gorduras boas e magnésio e, por isto, é potencialmente eficaz no combate à hipertensão. Você pode levá-las ao forno e, quando estiverem douradas, retire. Leve para comer no trabalho, entre um intervalo e outro.

    Clara de ovo

    A parte branca do ovo é uma grande aliada dos hipertensos por possuir a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos. Ainda não se sabe se o alimento mantém as propriedades quando cozido, no entanto, vale consumir moderadamente. Procure utilizar pouca quantidade de óleo vegetal na preparação.

    Soja

    Além de ser vasodilatadora, a soja faz uma faxina nos vasos sanguíneos, impedindo que o colesterol ruim e a glicose se fixem em suas paredes. Você pode substituir a guarnição habitual por uma porção cozida de soja.

    Guaraná

    Não estamos falando de refrigerante e, sim, da fruta conhecida por ser fonte de energia. Além do pique a mais no dia a dia, a guaraná em pó pode auxiliar no controle da hipertensão. Mas atenção: consulte o seu médico antes de colocar o pó de guaraná no seu menu.

    Melancia

    Ela ajuda nos casos mais complicados de pressão alta e, ainda por cima, é uma fruta saborosa. A melancia tem a I-citrulina, uma substância que auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos.

    Fonte: http://saude.abril.com.br/