• Lanchinhos rápidos e saudáveis

    Os snacks, aqueles lanchinhos rápidos que fazemos entre as refeições, geralmente são vistos como uma ameaça para quem está de dieta, certo? Nem sempre. Especialistas em alimentação indicam que, de três em três horas, sejam feitas pequenas “boquinhas” – mas com alimentos nutritivos, saudáveis e fáceis de transportar.

    Mas durante o trabalho é fácil cair na tentação ou apelar para a praticidade de salgadinhos, chocolates e bolachinhas. Estes sim são os grandes vilões de qualquer dieta, e também da saúde! Para que você consiga comer com qualidade a qualquer hora do dia e em todo lugar, a Sabor Caseiro reuniu algumas dicas bem práticas e que não deixam margem para desculpas.

    - Frutas da estação: algumas frutas, como maçã, banana e bergamota, são muito fáceis de levar para o trabalho. Se você puder dedicar um pouco mais de tempo, frutas não tão práticas de transportar podem ser picadas em casa e levadas em um potinho bem fechado. Para o lanche da manhã, não há nada melhor.

    - Granola: você carrega com facilidade e tem a garantia de muita fibra e pouco açúcar em vários tipos de cereal. Se você tiver como mesclar com iogurte natural, fica ainda melhor.

    - Barras de cereal: escolha as mais crocantes, com pouco açúcar e sem coberturas de chocolate. Ou você pode preparar a sua com flocos crocantes, aveia em flocos, mel, margarina light e outros ingredientes de que você gosta.

    - Frutas secas ou desidratadas: damasco, tâmara, ameixa, uva, banana, maçã e pera são algumas das frutas que ficam deliciosas depois de desidratadas, além de serem ótimas fontes de vitaminas e minerais. Se compradas a granel em mercados públicos, podem ser bem baratas.

    - Castanha- do-pará: três delas ao dia são suficientes para suprir suas necessidades de selênio, mineral que combate os radicais livres - o que é muito importante para uma vida longa e saudável. Se compradas em mercados públicos, assim como as frutas secas, também não saem caro.