• Néctar não é suco

    Uma campanha publicitária do néctar Laranja Caseira, veiculada há alguns anos pela Del Valle, marca da Coca-Cola, foi considerada propaganda enganosa pelo Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Pela infração, a fabricante foi multada em R$ 1,158 milhão, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União de 9 de julho de 2013.  

    A investigação do caso partiu de uma denúncia do Ministério da Agricultura feita em 2008. Na campanha, o anunciante deixou de esclarecer que o produto é um "néctar" – ou seja, um suco acrescido de outras substâncias – e não um "suco". A propaganda também afirmava que o produto era um suco natural, com “gominhos”. Embora o rótulo informasse que se tratava de um néctar de laranja, a Justiça entendeu que a veiculação da publicidade lesou milhares de consumidores em todo o país. A empresa informou que irá recorrer da decisão.